terça-feira, 30 de novembro de 2010

Escola Britânica usa luz azul para acordar os estudantes

Por Leonardo Carvalho, Atualizado: 29/11/2010 15:14

Agindo no “relógio interno” iluminação ajuda a acordar nos momentos de sono e acalmar nos momentos mais agitados.
Sistema desenvolvido pela Phillips tem quatro funções para momentos específicos em sala de aula
Uma das coisas mais terríveis para uma criança é lidar com a dificuldade de acordar cedo para ir ao colégio estudar, mas um experimento com uma tecnologia desenvolvida pela Phillips pode ajudar a aliviar esse sofrimento todo. Uma escola britânica começou a fazer testes com um tipo especial de lâmpada desenhada para aumentar o rendimento dos pequenos estudantes, fazendo com que eles acordem usando apenas um tipo diferenciado de luminosidade.

Com quatro tipos diferentes de iluminação, o sistema School Vision pode ser programado pelos professores de acordo com a necessidade e o “clima” entre os estudantes. Com um toque de botão, o professor pode alterar a iluminação para “foco” (com uma luz esbranquiçada que ajuda na concentração) ou “calmo” (com uma tonalidade quente, que ajuda no relaxamento). Para as atividades cotidianas, usa-se o botão “padrão”.

Para acordar os alunos, basta um toque no botão “energia” e a luz irá mudar para uma tonalidade azulada; agindo no relógio interno das crianças, a luz azulada as deixa mais alertas, segundo estudos liderados pelo psicólogo Effie Konstatinou, da City University em Londres. O especilista diz que “a luz nunca foi levada muito a sério até hoje”.

Os resultados são promissores. Testes conduzidos durante este ano na Inglaterra e em Hamburgo, na Alemanha, com 166 alunos e 18 professores demonstraram que a velocidade de leitura aumento 35% e o número de erros caiu 45% enquanto a fadiga ou hiperatividade foram reduzidas em 77% quando a luz azul era ativada.


Fonte: http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=26548321

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...