quinta-feira, 4 de novembro de 2010

DEZ PASSOS PARA PLANEJAR A CARREIRA

1 - Identificar a Vocação:

A Carreira bem planejada é aquela que está alinhada com o sonho pessoal e com aquilo que o profissional de ensino tem a oferecer.

2 – Fixar Objetivos claros e Metas de curto, médio e longo prazo:

Para planejar o futuro, é sempre bom avaliara os passos percorridos. Bons se questionamentos sobre o que se quer valem mais do que respostas prontas. Qual a direção a seguir, qual a expectativa de desenvolvimento, o que é preciso fazer para alcançar os objetivos propostos? Um cronograma de ações ajuda a dar concretude ao processo.

3 - Desenvolver a Inteligência Sociorrelacional:

É a capacidade de estabelecer vínculos interpessoais e mantê-los positiva e progressivamente, em particular no ambiente educacional. Manter viva e bem cuidada sua rede de relacionamentos.

4 – Estar Atualizado:

Isso vale pra diversas frentes: conteúdos, métodos, linguagens, tendências setoriais. No caso da educação, significa também estar atualizado sobre o ambiente educacional, conhecer o que é valorizado e suas carências. Isso pode ajudar, por exemplo, a escolher uma especialização em área onde haja mais oportunidades.

5 – Aprimorar Competências e Qualificações:

Mais do que a maioria dos outros campos, o conhecimento renovado é um aspecto central para os educadores. E isso vale não só para aquilo que se adquire no âmbito formal.

6 – Ter Sensibilidade, Visão de Conjunto e de Contexto:

Significa que além de tratar os fatores pessoais é preciso estar atento a questões externas capazes de interferir no desenvolvimento do seu projeto.

7 – Manter Atitudes Construtivas e Positivas:

Este tipo de postura ajuda a lidar com as dificuldades de uma maneira lúcida e pragmática, fugindo do rame - rame de lamentação muito comum entre docentes.

8 – Qualidade de Vida:

Conferir como a atividade escolhida interfere em sua saúde e bem-estar.

9 – Planejamento Financeiro:

Fazer reserva financeira para empreender seu projeto.

10 – Revisão Anual de seu Plano:

Cotejar suas ambições com a realidade é essencial para fazer ajustes e aprimoramentos.

Fonte: Revista Educação. Ano 13, nº. 162.p.26. Editora Segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...