terça-feira, 4 de outubro de 2011

Exposição retrata 62 anos de música no IASP

Por Meire Araujo
São registros disponíveis em áudio, fotografias, videoclipes e uma série de periódicos que contam a trajetória da música no IASP/ Faculdade Adventista de Hortolândia nestes 62 anos de existência.  A Exposição intitulada IASP & MÚSICA reúne no hall da Biblioteca do campus até o dia 14 de outubro um pouco das canções que fizeram história e influenciaram a vida de centenas de pessoas que passaram pela instituição.
“A música é tema importante na história do IASP”, lembra o bibliotecário Hermenérico Moraes. Ele que foi um dos mentores para a realização do projeto comenta que a idéia surgiu em 2009. “Na época, fizemos um livro comemorativo aos 60 anos do IASP. E foi ali que descobrimos que a música era parte fundamental na história”, revela o bibliotecário.
A Exposição que destaca momentos áureos da música no IASP conta ainda com um acervo bem interativo. Além de fazer uma retrospectiva fotográfica desde os anos 50, apresenta videoclipes de grupos vocais da instituição a partir da década de 90 e disponibiliza também, discos, CD's e DVD's gravados pelos grupos.
“Eu gosto de música e fazer parte de uma história bonita como esta, me deixa emocionado”, afirma William Dotta. Um dos integrantes da Big Band do IASP recorda momentos marcantes vividos há 12 anos quando participava da comemoração de 50 anos da escola. “Não existiam muitas coisas. Era tudo diferente. Mas eu lembro que as participações de grupos instrumentais e vocais eram marcantes. E nos aniversários sempre tinha algo que nos impressionava. Eles sempre traziam grandes atrações”, enfatiza o rapaz.
William que na época fazia o sétimo ano do Ensino Fundamental, nem imaginava que 12 anos depois estaria participando novamente de um aniversário do IASP, e ainda, tocando em um grupo da escola. “Eu nem imaginava tocar um dia”, brinca o estudante de saxofone da Escola de Artes. Na noite de abertura, 3 de outubro, William e os 19 integrantes da Big Band do IASP receberam aplausos e o carinho do público.
Foram apresentadas três músicas. Entre as mais aplaudidas, destaque para Mercy Mercy Mercy de Josef Zawinul e I Feel Good de James Brown. O palco, as luzes e um suporte técnico de som foi montado. E até o fim da semana outras apresentações musicais serão realizadas todas as noites a partir das 21h15 na frente da Biblioteca.
A abertura do programa contou ainda com a presença do diretor da Escola de Artes do IASP, professor Wanderson Paiva, que é também ex-aluno da instituição homenageada. “Ao passar pela Exposição me deparei com uma foto de quando tinha 13 anos de idade. Eu me lembro até hoje o dia em que posei tocando trompete para aquela foto. Mas nunca imaginei que anos depois estaria aqui falando para vocês. Eu faço parte desta história. E por isso, digo: construa a sua história nesta escola”, orienta Paiva.
As atrações musicais continuam nos palcos da Biblioteca do IASP até o fim da semana. Hoje mais um grupo instrumental se apresenta. A Camerata do IASP que é formada por alunos e professores de cordas da Escola de Artes. Não perca a partir das 21h15.
A seguir algumas fotos do evento:

Big Band e o Diretor da Escola de Artes - profº Wanderson Paiva

Integrantes da Big Band

Instrumentista da Big Band

Clarinetes e Flautas da Big Band

Apresentador  - José Miguel  e Big Band

Big Band


Grupos Musicais Anos 50 e 60

Corais Anos 70 e 80

Corais Anos 90 e Últimos Anos.


 LPs, CDs

Becas do Coral - Decáda de 90

Visitantes na exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...