sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Na Era Digital, Pedagoga dá dicas de motivação à leitura para crianças

TV Tem - 31/01/2012




Com o avanço das mídias, cada vez mais as crianças estão tendo diversas opções de entretenimento e, na hora de escolher, fica a dúvida entre ler um livro, assistir um filme ou jogar videogame. Nessa escolha, muitas vezes a leitura acaba ficando para trás, e a solução é associar os livros à brincadeira.

Quem garante é a pedagoga e pesquisadora da Unesp de Bauru, no interior de São Paulo, Maria do Carmo Kobayashi. Ela diz que não se pode diferenciar o momento da leitura, do momento de brincar. “A criança não separa o livro dos brinquedos. Quem separa é o adulto e isso mata o prazer pela leitura”. E completa. "Ninguém nasce sabendo usar um computador ou jogar um vídeo game. Ninguém nasce sabendo ler e a criança não sabe a diferença entre um brinquedo e um livro, pois para ela, tudo é diversão”.


De acordo com Maria do Carmo, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros, pelo menos pra ver os desenhos que estão nele, ou ouvir uma historia lida pelos pais, maior a chance de se tornar uma leitora assídua.

No caso da criança que não teve esse incentivo na infância e não gosta tanto de livro, ainda há uma solução. “É só escolher livros sobre assuntos que o pequeno gosta. Se ele gosta de futebol, por exemplo, pode comprar um livro com a história do time que torce. É uma forma de voltar a ter contato com os livros, para criar o gosto pela leitura”.

A pedagoga conta que segundo os especialistas, as novas tecnologias também podem ajudar a criar o gosto pela leitura. Ler um livro virtual, em um Tablet, por exemplo, pode ser interessante, pela curiosidade com a novidade.

“E para os pais de primeira viagem, vale a dica de incentivar esse contato com os livros desde cedo, mesmo que as crianças não saibam ler”.

Fonte: http://www.blogdogaleno.com.br/texto_ler.php?id=11244&secao=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...