domingo, 27 de março de 2011

DICAS PARA GOSTAR DE ESTUDAR:


Inventário de Hábitos de Estudo

A. Motivação para o estudo

Para cada afirmação, você tem três respostas:

a) raramente ou nunca;

b) às vezes;

c) freqüentemente ou sempre.

Assinale nos parênteses ao lado:

1. ( ) Você é capaz de desligar a TV, ou outra atividade de que goste muito, para ir estudar.

2. ( ) Quando começa a estudar é capaz de adiar um divertimento.

3. ( ) Você não se preocupa com a hora de acabar o estudo, nem conta as páginas que faltam para ler ou olha no relógio a todo momento quando senta para estudar.

4. ( ) Você gosta de ler seus apontamentos ou seu livro de estudos independentemente de provas; faz isto porque gosta.

B. Local de estudo

1 . Você estuda habitualmente:

a) numa escrivaninha, no seu quarto, onde está todo o seu material;

b) na casa de amigos;

c) em qualquer local da casa desde que haja uma poltrona confortável ou mesmo uma cama (nem sempre no mesmo local).

2. No local onde você estuda:

a) é um local quieto, sossegado, e você tem por hábito fechar porta para não ser interrompido;

b) não existem pessoas passando, conversando, mas é um local de onde você consegue perceber o "movimento" todo da casa: quem chega, o que cada um está fazendo, etc.;

c) existem pessoas passando, conversando, por vezes até fazendo uma ou outra brincadeira com você.

3. Na sua escrivaninha ou mesa de estudo:

a) você deixa o estritamente necessário: papel, canetas, lápis;

b) você deixa sua máquina de calcular, dicionário, ao lado de algumas guloseimas, balas, bolachas, etc.;

c) você coloca todos os objetos de que gosta (troféus que ganhou, coleção de chaveiros) e mais algumas fotos (geralmente embaixo do vidro da mesa).

4. Você gosta do local onde estuda?

( ) Sim ( ) Não

C. Horário de estudo

1. Quanto ao horário de estudo, você:

a) já sabe de manhã como vai passar o dia, tem um plano diário de estudo;

b) tem um horário onde são previstas as suas atividades, as horas de estudo, mas raramente consegue segui-lo;

c) não tem muita idéia do que terá que fazer durante o dia quando se levanta; resolve na hora, dependendo do que aparece".

D. Atitude durante as aulas

1 . Durante as aulas:

a) você assiste à aula, não toma notas, mas fica desenhando no caderno ou mexendo com alguma coisa, "para se manter atento";

b) você não consegue se concentrar, fica "sonhando" ou tentando conversar com o colega;

c) você só anota alguns pontos que você acha importante.

2 . As anotações que faz em classe:

a) você, às vezes, não lembra onde anotou as aulas da matéria que vai estudar, ou estas anotações estão espalhadas no caderno;

b) você raramente recorre a elas na hora de estudar para as provas, por não dar tempo e por não confiar muito nelas;

c) são transcritas depois da aula, de forma que você "remonta" à aula dada.

E. Hábitos de leitura

1. Quando você lê um texto:

a) costuma se deter para compreender gráficos ou diagramas, tabelas e mapas;

b) tem muita dificuldade para descobrir o significado de um gráfico, tabela ou mapa;

c) você "pula" estas partes, pois acha perda de tempo.

2. Ainda em relação à leitura, você:

a) costuma ler o resumo no fim do capítulo antes de ler o capítulo com cuidado, ou dá uma folheada geral no capítulo antes de lê-lo, parando em alguns pontos e nos subitens;

b) começa imediatamente a ler, desde a 1.a linha;

c) dá uma folheada geral, mais para contar o número de folhas, etc., depois faz uma leitura rápida, "pulando" trechos não muito claros.

3. Durante a leitura:

a) tenta resumir o capítulo em itens ou palavras-chaves, ou anota nos cantos do texto, fazendo um resumo por parágrafo;

b) sublinha somente os pontos mais importantes;

c) não faz anotação nenhuma.

4. Quando você está lendo:

a) não se detém em cada palavra, mas é capaz, até certo ponto, de prever a palavra seguinte, "lê com os olhos";

b) pronuncia cada palavra mentalmente;

c) articula as palavras, ou seja, mexe a boca como se estivesse lendo baixinho o que está escrito.

F. Hábitos e atitudes gerais de trabalho. Atenção e memória

1. Você resolve estudar porque no dia seguinte haverá uma prova; a partir desta resolução:

a) você telefona a um amigo para saber o que terá que estudar;

b) você se dirige à escrivaninha, ou local de estudo, e pega tudo o que você tem referente àquela matéria que entrará na prova, fica desesperado e, "já" que não vai dar tempo mesmo de estudar agora, vai descansar;

c) você pega imediatamente o livro ou caderno e senta em algum lugar da casa para estudar.

2. Ainda na situação de véspera de prova:

a) tudo arrumado para você começar a estudar, você se lembra da festinha da semana anterior e não consegue se desligar disso e resolve ler a matéria;

b) antes de começar a ler suas anotações, preparado todo o material ou livro, você dá uma "ligada" na TV para ver o que está passando, ou vai saber o que seu irmão (ou irmã) está fazendo, vai até a casa de um amigo, ou pega o telefone antes de iniciar realmente o estudo;

c) você fica preocupado com a prova, fica pensando que deveria ter estudado antes, porém faz um planejamento de estudo e inicia logo para que, dentro do tempo disponível, consiga se preparar o melhor possível.

3. Você está estudando em sua escrivaninha, há outras pessoas na casa: sua mãe, irmãos, empregada. A janela está aberta, de forma que você ouve o barulho da rua. Você é capaz de:

a) identificar a marca de carro que buzinou na esquina e a procedência de todos os ruídos da casa;

b) responder à pergunta que a empregada faz a sua mãe e saber o que seu irmão (ou irmã) está fazendo naquele momento e em que local da casa;

c) desligar de tudo e saber qual foi o último item lido.

4. Você acabou de ler um texto, você é capaz de lembrar:

a) não sabe repetir nada do que leu;

b) alguma parte do texto, mas não se lembra do tema central;

c) o tema geral, mas não todos os detalhes.

5. Quando você se dispõe a fazer um trabalho:

a) faz tanto rodeio que no fim já não sobra mais tempo;

b) só deixa a escrivaninha após terminá-lo, embora perceba que já está cansado e que não está conseguindo fazê-lo satisfatoriamente;

c) mantém sua atenção nele até terminá-lo ou necessita de várias pausas, para um café, ou uma voltinha pela casa, antes de retomá-lo e ir até o fim.

6. Enquanto você está estudando:

a) conversa com as pessoas que passam por você, fica tamborilando na mesa ou comendo alguma coisa como bolachas, balas;

b) deixa a TV ligada para, de vez em quando, olhar o que está passando, ou estuda ouvindo música;

c) fica absorto no estudo e não gosta de ser interrompido.

7. Quando você lê um texto:

a) não sabe bem por que o autor está dizendo tudo aquilo;

b) não consegue descobrir os pontos mais importantes do que está lendo, não se recorda do que o autor disse anteriormente;

c) entende seu significado, "acompanha" as idéias do autor, embora não consiga sempre reproduzi-las no final.

8. Se você estava lendo um texto,e teve que interromper:

a) recomeça onde achava que parou, depois descobre que aquilo você já tinha lido anteriormente;

b) você tem que retomar a partir do último item, senão fica "perdido" no texto;

c) sabe exatamente onde parou ou sabe do que o autor estava tratando, mas não se lembra exatamente de onde parou.

Quadro de avaliação dos resultados

Comentários

A . Motivação

- Se as suas respostas a esse grupo de afirmações foram em sua maioria (a), sua motivação para o estudo está bem abaixo do que seria razoável. Você está desmotivado e, portanto, no restante do teste é bem possível que apareçam falhas de concentração ou memória; isso é natural, pois você não está "ligado" no estudo.

- Se suas respostas são (a) ou (b), mas a maioria é (b), sua motivação ainda assim deixa a desejar.

- Se suas respostas foram, na maioria ou todas, (c) e mesmo assim você não está conseguindo um bom rendimento, é possível que existam falhas nos hábitos de concentração ou mesmo falta de organização.

B. Local de estudo

- Se você respondeu (a) a quase todas as questões, você consegue se organizar satisfatoriamente num ponto de bastante importância, que é o lugar que destinou a seus trabalhos escolares.

- Se suas respostas estão entre (b) ou (c), este ponto é problemático. As situações descritas nelas revelam desorganização crescente, isto é, as situações das alternativas (c) são "piores" do que as descritas em (b) quanto à questão de organização do local de estudo.

- A última questão, se você gosta ou não do local onde estuda, destina-se a fazê-lo parar e pensar nisto, tentando depois detectar o que no local onde você estuda está ruim e como mudá-lo. É de suma importância você gostar do local onde trabalha.

C. Horário de estudo

- Se você respondeu (a), ótimo.

- Se você respondeu (b) ou (c), novamente volto a insistir: você precisa organizar sua vida escolar; a alternativa (c) mostra ainda que sua dedicação ao estudo está bem deficiente. E, ainda, você "funciona" na base de cobrança, sem nenhum planejamento prévio.

D. Atitude durante as aulas

- Se você respondeu (c) às duas questões deste item, excelente.

- Se houve qualquer outra combinação de respostas, você tem perdido tempo devido a problemas de organização ou concentração na hora da aula. E isso vai refletir na pouca utilidade das anotações que faz. Pense no seu caso: os seus apontamentos não lhe são úteis porque você não tem um bom método de anotar as aulas ou por não conseguir manter sua atenção na hora em que o professor está explicando?

E. Hábitos de leitura

- Se você respondeu (a) a todas as perguntas deste item, meus parabéns!

- Se você respondeu (b), existem dificuldades a serem superadas quanto a leitura de textos.

- Se suas respostas foram (c), ou a maioria delas foi (c), existem problemas específicos a serem corrigidos, e problemas de duas espécies:

- de maus hábitos de leitura (leitura com os lábios), e

- de motivação. Você não está se aplicando o suficiente; poder-se-ia dizer que existe um problema de descuido, de desleixo. (Seria bom, inclusive, se for esse seu caso, começar uma leitura mais cuidadosa, procurando no dicionário a palavra desleixo, se você não a conhece.)

F. Hábitos e atitudes gerais de trabalho

- Se você respondeu (c) a todas as perguntas, ou a maioria das respostas foi (c), você tem bons hábitos de trabalho, principalmente se respondeu (c) à questão 3.

- Se você respondeu à maioria (b), existem pontos a ser corrigidos. Pequenos "vícios" de leitura e problemas na área de concentração em uma tarefa.

- Se você respondeu à maioria (a), ou só deu respostas (a), será necessário uma reformulação de seus hábitos. Existem problemas relativos a motivação, organização e atenção.

Resumindo:

Itens Resposta (em sua maioria) Você está ...

A. Motivação. (a) desmotivado

B. Local de estudo. (c) ou (b) desorganizado

C. Horário de estudo. (c) ou (b) desorganizado

D. Atitude durante as aulas. (a) ou (b) desorganizado

E. Hábitos de leitura. (c) ou (b) distraído

F. Hábitos e atitudes gerais de trabalho. Atenção e Memória. (a) ou (b) distraído

Neste quadro colocamos as respostas mais típicas dos três tipos de estudante:

a. o desmotivado ou desligado, que sempre precisa de uma "inspiração" especial para estudar;

b. o desorganizado, cujo material escolar geralmente não está em ordem para ser usado e que não consegue dimensionar sua vida ou seguir um horário.

c. o distraído ou disperso, que apresenta problemas de atenção e não consegue se concentrar no que está fazendo; é um "sonhador", está no "mundo da lua".

No entanto, estas categorias não são mutuamente exclusivas e, a bem da verdade, um problema leva a outro. Por exemplo, se eu não me organizo ou não estou motivado para uma determinada tarefa, é quase impossível prestar atenção. E, com menor probabilidade ainda, memorizarei o conteúdo do que estou lendo.

E agora, além das questões apresentadas anteriormente, seria útil ainda você pensar e responder sim ou não a estes pontos:

( ) 1. Você tem que ler várias vezes um texto para entender seu conteúdo?

( ) 2. Você volta atrás e tenta entender o que havia ficado confuso na primeira leitura?

( ) 3. Você consulta o dicionário quando encontra uma palavra de que desconhece o sentido?

( ) 4. Você tenta relacionar o que está lendo com outras partes do programa?

( ) 5. Concentra-se no que está fazendo? Consegue prestar atenção às aulas?

( ) 6. Você realmente tem horas destinadas ao estudo e aos trabalhos escolares?

( ) 7. Você precisa de uma "inspiração" especial para estudar ou se dedicar aos trabalhos acadêmicos pois tem tendência a se dispersar, a perder tempo?

( ) 8. Fica nervoso nas provas ou não tem muita paciência para ficar pensando e logo entrega a prova, bem antes do término do prazo?

( ) 9. Antes de fazer um trabalho organiza mentalmente as idéias?

( ) 10. As características do professor influem no seu empenho em estudar aquela matéria?

Um bom estudante teria respondido "não" somente às questões de números 1, 7, 8 e 10, e "sim" às restantes.

Analise agora suas respostas, comparando-as com as respostas esperadas de um bom estudante, e veja como você se situa quanto a estes pontos.

Fonte: http://www.unoeste.br/fipp/gapa/inventario.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...