sexta-feira, 11 de março de 2011

Conheça a Biografia da escritora Tatina Belinky

Tatina Belinky será a Patronesse do Flipoços 2011

Tatiana Belinky

A VI edição da Flipoços, Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas vai de 30 de abril a 8 de maio de 2011.


Tatiana Belinky nasceu em 18 de março de 1919 em Petrogrado, atual São Petersburgo, Rússia, mudando-se para Riga aos dois anos de idade. Seu pai, Aron, era comerciante e a mãe, Rosa, cirurgiã-dentista.

A menina Tatiana aprendeu a ler no idioma materno, o russo, aos quatro anos de idade e até os dez já era fluente também em alemão.

 Devido à perseguição aos judeus na Rússia Soviética, a família Belinky, que era judia, resolveu se mudar para o Brasil, chegando a São Paulo em 1929.

Na adolescência, em São Paulo, Tatiana trabalhou como secretária bilíngue. Em 1939, começou a estudar Filosofia na Faculdade São Bento, mas abandonou o curso em 1940 em razão de seu casamento com o médico Júlio de Gouveia.

 De 1948 a 1951, criou com o marido várias adaptações de histórias infantis para teatro. Em 1952, o casal encenou sua bem-sucedida adaptação “Os três ursos” na extinta TV Tupi. Com o sucesso da encenação na televisão, a Tupi convidou o casal a elaborar o programa “Fábulas Animadas”, preenchendo uma lacuna da programação da época para o público infanto-juvenil.

Em seguida, o casal fez a primeira adaptação televisiva do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, de Monteiro Lobato, exibida em horário nobre.

Paralelamente à atividade como roteirista de teatro e televisão, Tatiana Belinky deu início, em 1952, à atividade como tradutora literária, iniciada com suas adaptações de peças de teatro infantis e contos russos.

Traduziu mais de 80 livros do russo, alemão, inglês e francês. Entre os textos que traduziu e adaptou estão obras de autores como Dostoiévski, Tolstói, Gorki, Gogol, Turgueniev, Goethe, Brecht, Irmãos Grimm e Lewis Carroll. Sua especialidade sempre foi a literatura infantil russa, ajudando a divulgar a cultura russa entre crianças e adolescentes.

Tatiana Belinky receberá homenagem como Patronesse do Flipoços 2011 no dia 30 de abril, às 19:30 horas no Teatro da Urca.

Conheça mais sobre o time de grandes escritores desta edição no site http://www.feiradolivropocosdecaldas.com.br/.

 Os ingressos poderão ser retirados a partir de 22 de março na GSC (Ed. Manhattan - sala 305) mediante a doação de um livro de literatura em bom estado para a Campanha “Doe um Livro”. Maiores informações pelo fone (35) 3697 1551. A 6ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços 2011 é uma realização da GSC Eventos Especiais e conta com a parceria da Prefeitura Municipal e patrocínio da Petrobras.

Fonte:http://www.cbl.org.br/telas/noticias/noticias-detalhes.aspx?id=1617

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...