terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dever de casa exige Planejamento e Orientação

Tarefa necessita de objetivo, orientação e feedback para ser útil ao aprendizado.

Especialistas apontam o papel dessas tarefas no processo de aprendizagem e alertam: nem sempre a escola dá a devida importância ao assunto.


Veja Os Cinco Mandamentos do dever de casa:


1) Estimule a autonomia: a complexidade da tarefa deve levar em conta o nível de aprendizagem dos alunos. O exercício deve ser planejado para que a criança consiga realizá-lo sozinha. Caso contrário, são altas as chances de que a criança se sinta incapaz e frustrada.

2) Tenha clareza nos comandos: entregar simplesmente uma lista de exercícios ao fim da aula não é a maneira correta de conduzir o processo. O professor deve explicar qual o objetivo daquele dever e, no caso dos mais novos, é interessante ler a tarefa para sanar as dúvidas ainda na sala de aula.

3) Trabalhe com a medida correta: mais dever de casa não é sinônimo de mais aprendizado. É necessário dosar a quantidade de tarefas para que o aluno não fique sobrecarregado. A medida deverá ser estabelecida pelo professor a partir do diagnóstico da turma.

4) Lembre-se: o dever é do aluno, não dos pais: é importante estabelecer uma parceria com a família para que ela não interfira em excesso no processo. Se os pais passarem a fazer o dever pelos filhos, a escola não conseguirá identificar quais dificuldades de aprendizagem precisam ser trabalhadas.

5) Nunca deixe de corrigi-lo: se o aluno não tem o feedback das atividades que desenvolveu em casa, aos poucos a tarefa perde o significado para ele. O professor pode optar por correções coletivas ou individuais (ou a combinação delas), mas não deve deixar um exercício sem algum tipo de tratamento.

Fonte: Benigna Villas Boas, professora da Universidade de Brasília (UnB); Tânia Resende, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);e Suzy Willik, coordenadora pedagógica do colégio Ciman, de Brasília (DF).

Maiores  informações na Revista Gestão Educacional . set/2011. Ano 07. Nº 76.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...