quinta-feira, 28 de abril de 2016

Ferramenta auxilia pesquisas do Ensino Superior

Treinamento indica ferramentas de estudo e pesquisa para os alunos do Ensino Superior.


Glória Barreto



Na tarde de ontem, 28 de abril, mais de 70 pessoas entre coordenadores, professores e alunos do Ensino Superior participaram de uma capacitação promovida pela biblioteca do campus. Atualmente a faculdade assina com a Proquest Dissertation&theses, a Proquest Research Library e  o Portal de Periódicos da Capes e o treinamento visou potencializar a utilização destas ferramentas de bases de dados oferecidas pela instituição.

Pesquisa científica na internet
Para apresentar as melhores estratégias de busca e formas de acesso nestas plataformas, foi convidada a consultora da ProQuest para o Brasil e América Latina, professora Ely Penna. De acordo com a consultora, a pesquisa científica precisa contar com fontes confiáveis e de qualidade. “Não se usa o portal do Google como fonte de pesquisa no Ensino Superior, porque ali as informações relevantes não aparecem. A internet pode ser utilizada, mas com um conteúdo confiável. Por isso a importância de algumas ferramentas como o ProQuest e Portal de Periódicos da Capes para alunos orientandos e candidatos a mestrados e doutorados”, enfatizou Ely.

O portal da ProQuest que está disponível para todos os alunos da FAH, possui 3.8 milhões citações pesquisáveis, 1,7 milhões de trabalhos completos em PDF, atende todas as áreas do conhecimento, oferece acesso ao material de apoio utilizado na pesquisa (áudios, imagens, slides, etc) e além disso economiza o tempo do pesquisador, uma vez que apresenta modelos de pesquisa e teorias a partir de sua evolução histórica.

Compartilhando informações

Segundo Lusmar Araujo, bibliotecária do campus e responsável pelo treinamento, o objetivo do encontro vai além da capacitação de professores e alunos. “A instituição está investindo em ferramentas de pesquisa para o Ensino Superior, por isso queremos disseminar estas plataformas e, principalmente, queremos formar multiplicadores.  Assim as pessoas que estão participando hoje do curso poderão ensinar outros a utilizarem esta ferramenta de pesquisa” explicou Lusmar.

Lusmar também orienta que o aluno que quiser utilizar o ProQuest pode conseguir sua senha e seu login na biblioteca. Além disso, no portal do UNASP Virtual o aluno tem acesso a biblioteca online, com informações e vídeos que ensinam utilizar as ferramentas que o UNASP oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...