quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Exposição mostra menor Bíblia do mundo


A Bíblia é o livro mais vendido e lido do mundo. Para que os alunos conhecessem mais sobre essa obra criada por Deus o IASP preparou uma exposição

Charlise Alves
 

A Bíblia é o livro mais vendido e lido do mundo. Para que os alunos conhecessem mais sobre essa obra criada por Deus o IASP preparou para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Superior uma exposição com mais de 300 Bíblias, incluindo a menor do mundo e a Bíblia a prova d’água.

No Ginásio Lúcio Costa da Instituição foi montado o Museu da Bíblia Johanne Gutemberg. A exposição exibe mais de 320 Bíblias, pedras da Palestina, pedras do alabastro e material arqueológico do Egito. No espaço há também uma Bíblia que tem mais de três séculos, a raridade é de 1669. Já a menor impressão tem 3,5 mm X 3,5 mm e possui como conteúdo uma oração do Pai Nosso em uma língua diferente por página. Para ler o livro minúsculo precisa ter um aparelho para ampliar 100 vezes as letrinhas quase invisíveis.

As colegas do 1º ano do Ensino Médio, Isabelle Zanardi e Amanda Gabrielle visitaram pela primeira vez um museu que contém tantas variedades de Bíblia. Isabelle e Amanda acharam mais interessante a menor Bíblia do Mundo e também a Bíblia da Vovó. Filipe Portilho concorda com as colegas e diz que achou a menor Bíblia do mundo a mais interessantes da exposição.

A mostra possui 58 Bíblias em diferentes línguas dos cinco continentes, como por exemplo: japonês, chinês, coreano, latim, russo. Para a pequena Júlia Bufon do 1º ano do Ensino Fundamental I, os perfumes a impressionaram e também a Bíblia em japonês.
A mostra traz a Bíblias para crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens e vovós. Nesta coleção, tem a Bíblia ecológica e até de luxo, feitas com materiais nobres. Para os deficientes visuais há Bíblias escritas com letras gigantes, que acompanha lupa e também na linguagem em braille. Outra novidade é a Bíblia a prova d’água, porque motoqueiros de São Paulo estragavam muitas Bíblias em suas mochilas quando chovia.

Estão sendo apresentados também pequenos vasos com as essências dos tempos de Jesus como a mirra, presente que Jesus ganhou quando nasceu. Há miniaturas apresentadas como, por exemplo, da prensa de Gutenberg, juntamente com uma apresentação de alimentos citados na Bíblia e pedras preciosas.

 O Museu da Bíblia foi criado em 1972 e mantido até hoje pelo colecionador Erlo kohler.

Biblioteca

Mais de 20 turmas passam pelo Museu da Bíblia diariamente e a próxima parada é na biblioteca onde outro passeio fantástico continua no mundo da Bíblia. Lá, os alunos são recepcionados pela professora Lusmar Araújo e por cinco personagens bíblicos que representam Maria Madalena, José, Rei Salomão, Davi e a Rainha Ester. Na ocasião, cada personagem vestido a caráter se apresenta e conta um pouco da sua história com Deus. O aluno que representa o Rei Salomão conta que pediu a Deus sabedoria, já o aluno que faz Davi fala da vitória da luta com Golias e da harpa que acalmava o Rei Saul.
Depois da história, os alunos podem utilizar o computador para participar de jogos com perguntas bíblicas, dar um tour virtual pelo Museu da Bíblia de São Paulo ou ainda ouvir os Salmos na voz de Cid Moreira.
 
Na biblioteca também tem a exposição da Bíblia Citações, a única no gênero do pintor e autor Carlos Araújo. O livro possui 685 páginas e pesa sete quilos. No ambiente tem curiosidades e dicas para ler mais facilmente a Bíblia. Uma das curiosidades citadas na biblioteca foi a de que o alfabeto hebraico tem 22 letras consoantes, porque só as consoantes são escritas em hebraico e escritas da direita para a esquerda. De acordo com a professora Lusmar os alunos ficam encantados com tantas novidades. O objetivo de acordo com ela “é incentivar a leitura do livro sagrado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...