quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cultura e Música no Recital de Professores

Música sem barreiras
Por Meire Araujo

Noite de espetáculo acústico traz variedade de estilos e participações entre os professores da Escola de Artes do IASP. O programa intitulado “O Som da Gente” foi apresentado no último domingo, 15 de Abril no Auditório Arlete Afonso.

O mix de apresentações reuniu também, compositores de períodos distintos da história da Música de todos os tempos. De Telemann à Jobim, Belchior e Baden Powell à canções do folclore brasileiro entrelaçavam-se a austeridade clássica de uma obra com o despojamento pop de outra.

Na leveza mozartiana, os professores Francinne Amaral (piano), Meire Araújo (clarinete) e Samuel Krähenbühl (viola) interpretaram o Trio n. 4 em Mi Bemol Maior.


Mas não foi apenas Mozart o único representante clássico da noite. Jacques Offenbach foi revivido e bem representado na voz das professoras Carla Tosetto e Maria Carolina.


E o que dizer das brincadeiras feitas ao piano e trombone pelos professores Douglas Vieira e Cibele Perusso com a obra do compositor Arthur Pryor?


Os acordes dissonantes e elaborados do professor Tiago Vianna (violão), em dueto com a guitarra do professor André Carreiro mostraram que a linguagem e a forma de se fazer música transita sem barreiras.


 Dedilhando suavemente pelas cordas do violão, o professor Rafael Thomaz interpretou uma valsa vibrante do compositor Marco Pereira. Tocada tranquilamente a música Flor das Águas trouxe um novo climax à apresentação.

Os improvisos dos professores Sebastião Junior e Rafael Lindemute ao piano também mexeram com o público. Na música Irlandaise do compositor Claude Bolling, a professora de flauta transversal Silvana Poll conseguiu dar um toque especial alternando o registro grave e agudo de seu instrumento.



 Outra façanha musical, foi o domínio e a técnica alinhada à agilidade nos dedos da professora de violoncelo Cláudia Liedke e Súzan Vargas na flauta doce.


Já nos batuques da bateria de Pablo Pezoa e o contrabaixo acústico de Paulo Signori a sintonia se concretizou ao lado da criatividade e talento da professora de piano popular Janice Pezoa.



Se não bastasse, as apresentações da noite uniram ainda técnica, mais criatividade e senso de humor pelos professores Marlise Garcia, Fábio Almeida e Cibele Perusso. Aliando ritmos da música popular brasileira, eles trouxeram acessórios distintos para explorar os sons do piano. A inovação tem nome e já possui muitos adeptos. Chama-se Piano Expandido ou Piano Preparado.


Ao final do programa foram sorteadas 15 bolsas de estudos. A ideia é motivar e envolver mais pessoas à música.


 “A arte ao sensibilizar pela forma, cores e sons nos torna mais próximos como humanos, não importando geografia, cultura ou épocas”. Diz um dos ouvintes do programa, Jael Enéas, após twittar em sua rede social.

Quer ver mais fotos? Clic aqui:

http://www.iasp.br/galeria?galid=581

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...