segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Conheça um pouco sobre os Paradidáticos 2011 - Ensino Fundamental II

6º ano


1º Bim.: O Mistério do Farol Abandonado – Editora CPB


Autores: Grant Perdew, Suzanne Perdew
Resenha

Dois detetives começam a explorar um farol abandonado com promessa de mistério e aventura.


2º Bim.: Histórias de Tirar o Fôlego – Editora CPB


Autor: Helen Lee (Compiladora)
Resenha

A oração é fascinante. Descubra de que forma ela resgatou dois meninos de um poço, fez com que um carro roubado pifasse, ensinou uma mulher a ler, resgatou de um tubarão-branco um missionário que mergulhava, fez com que um estranho cachorro devolvesse uma carteira perdida, curou um gato atropelado, conduziu um rapaz ao trombone certo, ajudou um jovem a achar seus óculos no fundo do Lago Michigan, proveu eletricidade em meio a um blecaute, salvou uma família da fome e muito mais.

3º Bim.: A Ilha Perdida – Editora ÁTICA
 
Autora: Maria José Dupré
Resenha

Descobrir o mistério da ilha perdida. Era esse o ousado projeto dos irmãos Henrique e Eduardo. Porém, quando mal começava sua excursão, depois de atravessar o rio, os dois se viram tão perdidos quanto a própria ilha em que se encontravam.

Que surpresas se escondiam por trás da densa mata que  recobria toda a paisagem?
Quem seria Simão, o solitário e enigmático habitante da ilha, que  separou os dois meninos, levando Henrique para sua caverna? E afinal, Henrique era um hóspede ou um prisioneiro?

Venha se perder nessa ilha fantástica de emoção e magia.

4º Bim.: O Príncipe e o Mendigo – Editora SCIPIONE


Autor: Mark Twain
Resenha

A história se passa na inglaterra, no século XVI, pouco antes da morte de Henrique VIII. Tom Canty, um menino muito pobre e cheio de imaginação, consegue entrar no palácio real para ver Edward, o príncipe de Gales. O príncipe leva-o para o seu quarto e lá eles descobrem como são parecidos. Vestem as roupas um do outro e percebem que não há diferençã entre os dois. Edward sai do palácio com as roupas de Tom e não consegue mais entrar, porque ninguém o reconhece. Tom é confundido com Edward e todos pensam que ele está ficando louco, porque havia"esquecido" tudo e nem reconhecia Henrique VIII com seu pai.

 
7º ano

1º Bim.: Aventura na Serra do Mar – Editora CPB

Autor: Fernando José de Sousa
Resenha

O que parecia ser uma caminhada tranqüila na Serra do Mar se transforma numa sucessão de imprevistos e perigos, como falta de comida e água, encontro com palmiteiros e caçadores ilegais dentro da mata, etc. Tudo isso com um agravante - nem mesmo os pais dos meninos sabiam do verdadeiro paradeiro deles. Esta história real, vivida pelo autor, deixa claro o quanto teoria e prática são diferentes e ainda ensina uma grande lição acerca da obediência. Apresse-se e embarque com os garotos nesta aventura!


2º Bim.: Ninguém Sabe o que é um Poema – Editora ÁTICA

Autor: Ricardo Azevedo
Resenha

Um rio com sereia e revólver. Malabaristas, motoqueiros e passarinhos. Armários com meninas e jabuticabas, um umbigo maior que o mundo e a imensa curiosidade sobre o mistério que mora nos outros e na própria poesia. Humor e lirismo em 38 poemas que vão dar o que pensar.


3º Bim.: Além da Magia – Editora CPB

Autor: Denis Cruz
Resenha

Pedro ficou supercurioso quando Tiago começou a frequentar sua escola. Qual era a verdadeira identidade daquele garoto? O que havia no livro de capa preta que ele carregava na mochila? Por que ele comia coisas estranhas na hora do intervalo? Será que Tiago era o que Pedro estava pensando? Leia este livro e desvende você também a história do garoto que queria ser bruxo.

4º Bim.: Pollyanna – Clássicos Nacionais – Editora ÁTICA

Autor: Eleanor Porter
Adaptação de João Anzanello Carrascoza
Resenha

Órfã de pai e mãe, a pequena Pollyanna vai morar com uma tia amarga e ranzinza na pequena cidade de Beldingsville. Aos poucos, a tia vai se transformando totalmente. Pollyanna leva vários outros moradores de Beldingsville a verem a vida de uma nova maneira, ensinando a todos o "jogo do contentamento". A força da menina é posta à prova quando ela é atropelada e corre o risco de perder os movimentos das pernas. É então que todos se dão conta de como ela era especial e querida, fazendo de tudo para ajudá-la.
Com quase dois séculos de existência, a mensagem de alegria e esperança de Pollyanna está mais atual do que nunca. Traduzida para várias línguas, a obra da americana Eleanor Porter foi sucesso no mundo todo e tornou-se um clássico da literatura universal.


8º ano


1º Bim.: Perdidos no Mar – Editora CPB


Autor: Grenville Lee Dunstan
Resenha

Seis homens num barco, perdidos no vasto Oceano Pacífico, com a comida apodrecendo rapidamente por causa do calor. Por que não conseguiam fazer nada direito? Por que os aviões que passavam nunca conseguiam vê-los? Por que eles não conseguiam pescar? Certo dia, um deles disse: "Acho que o problema não é o que fazemos, mas o que somos. Deus quer que sejamos diferentes. Isto pode significar a mudança de nosso coração." Eles decidiram que seriam diferentes. Esta história ensina a nunca, nunca desistir.


2º Bim.: Caninos Brancos –Editora  SCIPIONE



Autor: London, Jack
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance

O autor relata uma enorme adaptabilidade social de uma selvagem criatura, o cachorro-lobo, e seu progresso gradual para a civilização. Acompanhe todo o processo de transformação da vida desse animal.

Nascido na natureza, na gelada região do Ártico, o lobo Caninos Brancos foi domesticado ainda filhote.
Desde seus primeiros passos, ele teve que encarar grandes desafios e enfrentar a crueldade dos homens e de outros animais. Dividido entre o desejo de se adaptar à civilização e o irresistível chamado da floresta, o corajoso lobo acaba aprendendo a sobreviver no mundo selvagem dos seres humanos.


3º Bim.: Era no Tempo do Rei – Editora  ÁTICA


Autor: Luiz Antonio Aguiar

Resenha

Leonardo bateu o carro do pai. Para pagar o conserto, aceita um trabalho que nunca imaginou: ler livros para dona Sofia, uma deficiente visual. É assim que conhece Memórias de um sargento de milícias e seu protagonista: outro Leonardo, que também atrai encrencas. O convívio com a literatura e com a responsabilidade mexem com o rapaz. Ele percebe, por exemplo, que a amiga Izabel já não é mais uma criança.

4º Bim.: Dom Quixote – Editora  SCIPIONE

O Cavaleiro da Triste Figura
Autor: Miguel De Cervantes

Resenha
Dom Quixote de la Mancha, como ficou conhecido, era um simples fidalgo que, com seus delírios, resolve se tornar um cavaleiro andante para combater perigos que só ele vê. Acompanhado por seu fiel escudeiro, Sancho Pança, e seu cavalo, Roscinante, se mete nas mais inesperadas situações...

 
9º ano


1º Bim.: De Conto em Conto – Editora ÁTICA




Resenha
Histórias pequenas no tamanho, mas enormes  na emoção. Assim são  os contos deste livro. São doze preciosidades de diferentes autores que vão lhe revelar todo tipo de sentimento: do riso frouxo até a tristeza mais doída.
Carlos Drumond de Andrade, Fernando  Sabino, Ivan Angelo e outros dos melhores escritores da literatura brasileira mostram todo seu talento.


2º Bim.: Mil Cairão ao Teu Lado – Editora CPB


Autores: Susi Hael Mundy e Mavlan Schurch

Resenha

Franz Hasel, um pacifista de quarenta anos, foi convocado e enviado para a Companhia Pioneira 699, a tropa de elite de Hitler que construía pontes na linha de frente. Em poucos anos, ele e sua família passaram por inúmeros perigos de vida. Enquanto milhares ao redor morriam como vítimas da guerra, eles foram carregados nas asas dos anjos - algumas vezes literalmente. Esta é a história verdadeira e tocante de uma família que escolheu ser fiel a qualquer custo e encontrou refúgio na sombra do Todo-Poderoso.


3º Bim.: Os Miseráveis – Editora SCIPIONE

Autor: Victor Hugo

Resenha
Adaptação em português do clássico da literatura francesa, com linguagem acessível para o público jovem. Jean Valjean é condenado a trabalhos forçados por ter roubado um pão num dia em que os filhos de sua irmã tinham fome. Liberado 19 anos depois, adota outra identidade e transforma-se em um próspero empresário. Perseguido pelo inspetor Javert, é preso, mas consegue escapar. Resgata a pequena Cosette das mãos do terrível casal Thénardier, e com ela vai morar num convento em Paris. Anos mais tarde, explodem conflitos políticos nas ruas de Paris.



4º Bim.: Cinco Minutos e a Viuvinha - Editora ÁTICA
Autor: José de Alencar

Resenha:
Cinco Minutos de atraso para encontrar uma grande paixão, cinco anos de ausência para resgatar uma promessa de amor eterno. Duas narrativas - duas armadilhas do tempo.

Tendo como pano de fundo o Rio de Janeiro do Segundo Império, Cinco Minutos e A Viuvinha contém os principais traços da obra urbana de Alencar. O autor oferece ao público duas pequenas - grandes histórias de amor, marcadas pelo embate com a morte, pela superação individual e pela busca da felicidade.

Um comentário:

  1. oi eu estudo ndo iasp la é muito legal
    e divertido hhhhhhhuuuuuuuuuummmmm

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...