segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sugestões para o Dia Nacional do Livro Infantil

Sabendo Ler o Mundo
Autora: Lúcia Fidalgo

A vida de Paulo Freire recontada para as crianças de hoje é uma forma de revelar-lhes os fatos vivenciados pelo povo brasileiro em momentos da história do país, além de ajudar na reflexão sobre o mundo escolar e a contribuição dada por este grande educador para a melhoria da educação no Brasil. O livro traz alguns elementos das propostas de Paulo Freire para a educação, apresentados de maneira poética e de fácil assimilação pelos leitores.

Falando em Versos
Autor(a): Lúcia Fidalgo

Esta é a maravilhosa e emocionante história de vida de Machado de Assis, escritor que aliava a coragem à dor em seus escritos, gerando poesia.

Joaquim era uma criança que bem cedo conheceu as tristezas da vida. A morte de sua mãe, depois a do pai, em seguida de sua esposa, Carolina, e outras circunstâncias de muita saudade fizeram parte de sua trajetória de menino. Mais tarde, já homem, Joaquim continuou experimentando a dor. Extremamente sensível, transformava a saudade que sentia das pessoas amadas em poemas, amenizando a sua própria dor e a dos outros.



A autora, Lúcia Fidalgo, apresenta às crianças a vida de Clementina de Jesus, ícone da nossa música. O livro conta sobre seu casamento, sobre o nascimento da sua filha, seu trabalho como doméstica, além da dificuldade de conseguir realizar seu grande sonho, que era poder se dedicar à música. Nascida em Valença, Rio de Janeiro, ela conheceu a música ainda pequenina, quando a mãe entoava cantigas de ninar para fazê-la dormir. Um pouco mais crescida, cantava e dedilhava a viola do pai... trazia na cor de sua pele a magia e o ritmo da África, transformando-se, mais tarde, num elo entre a cultura brasileira e a africana.

Com ilustrações que aguçam a curiosidade dos jovens leitores, este livro retrata a vida de lutas e vitórias de Juscelino Kubitschek de Oliveira, político brasileiro que se tornou presidente da República de 1956 a 1961.

Villa - Lobos O Maestro 
 Autor(a): Lúcia Fidalgo

Catálogo: InfantoJuvenil
Assunto: Villa-Lobos
Coleção: Brasileirinhos
Acabamento: Grampeado
Idioma: Português
Edição: 1ª



Chico, Homem da Floresta
Autor(a): Lúcia Fidalga

A história de Chico Mendes é aqui retratada com o objetivo de mostrar às crianças a importância da preservação da natureza, seus benefícios e também os prejuízos que o desmatamento causado pela exploração e pela falta de conscientização podem nos trazer. Chico Mendes foi um defensor da floresta e, por causa de sua incansável luta, foi assassinado. Com certeza esse herói será lembrado por todas as gerações, pois sua luta não cessará, a fim de que o mundo todo não venha a sofrer mais com as consequências do descompromisso para com a natureza.


Com vontade de Pintar o Mundo
Autor(a): Lúcia Fidalgo

Candido Portinari foi um dos maiores pintores brasileiros. Nasceu em uma pequena cidade do interior paulista, Brodósqui, na região de Ribeirão Preto. Estudou no exterior, mas gostava de retrarar sua terra, com seu estilo único.Esta é a maravilhosa e emocionante história de vida de Machado de Assis, escritor que aliava a coragem à dor em seus escritos, gerando poesia.

A história desse ilustre brasileiro é o tema do livro Com vontade de pintar o mundo. Aliando o simples e criativo texto de Lúcia Fidalgo às coloridíssimas ilustrações de Luiz Maia, a obra conta, de forma efetiva, didática e instigante, os aspectos mais interessantes da vida de Portinari, como a convivência em família, seus sonhos, suas viagens e o seu jeito todo especial de enxergar o mundo e de dar-lhe cores e formas, na tentativa de transformar o que podia ser melhor.


Tarsila, Menina Pintura
Autor(a): Lúcia Fidalgo

Figura inspiradora, suave, delicada... fez história com seu olhar cuidadoso e seu pincel, que buscava cores cada vez mais brasileiras. Menina nascida numa fazenda em Capivari, interior de São Paulo, tornou-se uma das artistas mais importantes no Brasil e no mundo. O livro conta sobre sua família, seus estudos, suas viagens, seus casamentos e suas influências. Além disso, procura explicar, de forma simples, o objetivo de alguns de seus trabalhos, como o Abaporu, considerado o quadro mais importante feito no Brasil, no qual Tarsila inspira o movimento modernista antropofágico. A autora também aborda, de forma breve, a Semana de Arte Moderna e o grupo dos cinco: Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, os quais tomam a frente do movimento modernista no país, alvo de críticas e discordâncias.

Carlos, O menino poeta
Autor(a): Lúcia Fidalgo
 
De forma leve, a história do escritor Carlos Drummond de Andrade nos é contada com muita poesia, razão que moveu a existência e a produção de um dos maiores expoentes da literatura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...