quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O que é Ansiedade? sintoma ou doença?

Sinônimos: angústia

O termo tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo etc.


Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.

Causas
Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida.

Vídeo: conheça os principais distúrbios de ansiedade

A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.

 Sintomas
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:

• Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar)

• Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer

• Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho

• Medo extremo de algum objeto ou situação em particular

• Medo exagerado de ser humilhado publicamente

• Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade

• Pavor depois de uma situação muito difícil.

Tratamento
Existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade:
Conheça métodos alternativos para relaxar.

• Medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica)

• Psicoterapia com psicólogo ou médico psiquiatra

• Combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).

A maior parte das pessoas começa a ser sentir melhor e retoma as suas atividades depois de algumas semanas de tratamento. Por isso, é importante procurar ajuda especializada na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico precoce e preciso, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos.

Fontes e Referências:

• Ministério da Saúde
 http://www.minhavida.com.br/v2/saude/temas/3-ansiedade

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Gestão Educacional e Gestão de Pessoas

“A gestão de pessoas compreende funções de preenchimentos de cargos, aperfeiçoamento, atualização, desenvolvimento, motivação e manutenção.”

Por: Luiz Carlos Moreno


Competências e Gestão mais exigida atualmente:

1. Agregar valor em todas as suas ações gerenciais;

2. Aguentar as pressões naturais da função gerencial;

3. Atuar profissionalmente em qualquer lugar ou região onde for necessário, independente de vinculações geográficas;

4. Chefiar e liderar pessoas;

5. Desenvolver uma eficaz rede de relacionamentos pessoais e profissionais;

6. Entender e praticar uma visão orgânica da organização educacional;

7. Executar suas funções com vitalidade e energia;

8. Introduzir mudanças com eficácia;

9. Receber incumbências e executá-las com bons resultados;

10. Promover um relacionamento interpessoal harmônico, em todos os níveis e direções;

11. Tomar iniciativa e atuar com proatividade;

12. Ver a organização educacional como um todo e promover a integração.

Fonte: Revista Gestão Educacional. Set/2011. Ano 07. N º76.

Dever de casa exige Planejamento e Orientação

Tarefa necessita de objetivo, orientação e feedback para ser útil ao aprendizado.

Especialistas apontam o papel dessas tarefas no processo de aprendizagem e alertam: nem sempre a escola dá a devida importância ao assunto.


Veja Os Cinco Mandamentos do dever de casa:


1) Estimule a autonomia: a complexidade da tarefa deve levar em conta o nível de aprendizagem dos alunos. O exercício deve ser planejado para que a criança consiga realizá-lo sozinha. Caso contrário, são altas as chances de que a criança se sinta incapaz e frustrada.

2) Tenha clareza nos comandos: entregar simplesmente uma lista de exercícios ao fim da aula não é a maneira correta de conduzir o processo. O professor deve explicar qual o objetivo daquele dever e, no caso dos mais novos, é interessante ler a tarefa para sanar as dúvidas ainda na sala de aula.

3) Trabalhe com a medida correta: mais dever de casa não é sinônimo de mais aprendizado. É necessário dosar a quantidade de tarefas para que o aluno não fique sobrecarregado. A medida deverá ser estabelecida pelo professor a partir do diagnóstico da turma.

4) Lembre-se: o dever é do aluno, não dos pais: é importante estabelecer uma parceria com a família para que ela não interfira em excesso no processo. Se os pais passarem a fazer o dever pelos filhos, a escola não conseguirá identificar quais dificuldades de aprendizagem precisam ser trabalhadas.

5) Nunca deixe de corrigi-lo: se o aluno não tem o feedback das atividades que desenvolveu em casa, aos poucos a tarefa perde o significado para ele. O professor pode optar por correções coletivas ou individuais (ou a combinação delas), mas não deve deixar um exercício sem algum tipo de tratamento.

Fonte: Benigna Villas Boas, professora da Universidade de Brasília (UnB); Tânia Resende, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);e Suzy Willik, coordenadora pedagógica do colégio Ciman, de Brasília (DF).

Maiores  informações na Revista Gestão Educacional . set/2011. Ano 07. Nº 76.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quer tirar uma boa nota no ENEM 2011?

Algumas dicas simples para aqueles que buscam se preparar e tentar passar no Enem . Lembre-se: você deve adaptar as dicas para o seu ritmo próprio para obter um melhor aproveitamento nos estudos.


Organização
Cada um tem seu ritmo. Determine seu horário de estudo sem se preocupar com o horário escolhido pelo colega, procure observar os melhores horários para não haver problemas futuros.

Dedicação
Procure revisar as matérias do dia e mantenha os conteúdos em dia através de exercícios. Procure dividir seu tempo igualmente entre as disciplinas. É comum priorizar o estudo das disciplinas discursivas, mas lembre-se de que o importante é fazer a diferença com outras disciplinas.

Prioridade
Torne o estudo sua prioridade. Intensifique o horário extra de estudos, em casa ou na biblioteca. É hora de desligar o computador e abandonar maus hábitos como Orkut, MSN, Jogos e lembre-se, o que está em jogo e lembre-se, o que está em jogo é a sua aprovação.

Recomeço
Para quem vai começar do zero. A dica é não se preocupar com as matérias que perdeu, e sim com o que será dado a partir de agora. Geralmente o conteúdo abordado no segundo semestre é o mais exigido nos vestibulares.

Revisão
Intercale a prática com leitura. Faça revisões de conteúdo através de exercícios orientados pelos professores. Agora é hora de “grudar” ainda mais neles, nunca deixa dúvidas procure sempre respostas.

Casa
Seu quarto tem que ser transformado no seu quartel general de estudos. Procure fazer alguns cartazes para lembrar-se de datas especiais, fórmulas e dicas em particular. Espalhe o material pela parede, cama, porta ou até mesmo no teto.

Finais de semana
Esse é a hora de usar seus finais de semanas para estudos. Utilize o domingo pela manhã e a tarde, para estudar as disciplinas, sabendo distribuir as horas equilibradamente para cada disciplina. Procure outro dia da semana, estude redação e faça leituras, de preferência pela manhã. Procure ficar atualizado lendo jornais ou revistas com notícias. E tire um tempo para descansar também.

Sono
Uma vida tranquila requer uma noite de sono tranquila. Lembre-se de que o sono é reparador e melhora a capacidade intelectual e o poder de concentração. Evite virar a noite estudando ou com outros afazeres que não dizem respeito ao seu sucesso profissional.

Passado
Refaça as provas anteriores da universidade que você vai tentar o vestibular que vão te familiarizar com o tipo de assunto que é cobrado na primeira etapa.

Informação
As informações mais visadas pela mídia podem ser abordadas nas provas, principalmente nas redações. Fique atento ao que é assunto nacional. Uma boa dica para se manter informado é a leitura de jornais e revistas como ISTO É, VEJA e jornais de sua região. A maioria das matérias utilizadas em vestibulares são retiradas dessa bibliografia e em particular nos meses de junho à setembro.

Estas dicas também podem ser seguidas para estudantes de ensino médio como 1° e 2° ano, assim eles não terão um 3° ano tão apertado e desesperado por não ter se dedicado mais nos anos anteriores.

FONTE: Enem2010.com

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Alunos do Iaspinho participam do Projeto Pequeno Leitor

Por: Lusmar Araujo

A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados. René Descartes
Fotos: Arquivo - Lusmar Araujo
Os Alunos do IASPINHO, iniciaram “O Projeto Seja um Pequeno Leitor”, em março de 2011. O negócio é Viajar pela leitura....




Dupla delícia/ O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado. Mário Quintana

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. Sandro Costa

A escola deve criar um círculo virtuoso, em que a leitura e a escrita melhorem e ajudem na aprendizagem de qualquer conteúdo. Luís Carlos de Menezes. Revista Nova Escola  - abril de 2009.

E para melhor realização do projeto foi confeccionado as Sacolinhas de Empréstimo, com o objetivo de proteger o livro.



Sala aconchegante!

Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo. Fernando Pessoa



Alunos do Pré - Manhã
Preparando os livros para o empréstimo

E a cada semana os alunos vão a Biblioteca para ler e fazer o empréstimo dos livros

Ler quer dizer pensar com uma cabeça alheia, em lugar da própria. Arthur Schopenhauer
Fazendo o empréstimo do livro

Um país se faz com homens e livros.  Monteiro Lobato

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.

Só para viver a aventura

que é ter um livro nas mãos.

É uma pena que só saiba disso

quem gosta de ler.

Experimente!

Assim sem compromisso,

você vai me entender.

Mergulhe de cabeça

na imaginação! Clarice Pacheco
 


Veja abaixo os Anos  e as Cores das Sacolinhas:
Sacolinhas de Empréstimo para alunos do Jardim ao 5º ano


Sacolinhas de Empréstimo para alunos do Jardim ao 2º ano.

 
Jardim II e Pré: Verde



Sacolinhas de Empréstimo para alunos do 1º ao 2ºano
  
Alunos do 2º ano - Manhã



Sala dos alunos do 3º ao 5º ano

Cantinho da Leitura – Sala do 3º ao 5º ano

Sacolinhas de Empréstimo para alunos do 3º ao 5º ano


3º Ano: Azul


4º Ano: Laranja

5º Ano: Vermelho

"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores." (Charles W. Elliot)

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