sexta-feira, 22 de junho de 2012

Projeto de Inclusão Digital - Vovonet

Projeto ensina idosos a usarem internet. Aprender a usar o computador e especialmente a internet tem sido uma realidade cada vez mais próxima dos idosos que se inscreveram no Projeto Vovonet.
Charlise Alves

Fotos: Oseias Sallazar
  
As aulas acontecem todos os domingos de manhã e cerca de 30 participantes da melhor idade tem frequentado as aulas no laboratório do campus.

Nair Miotto, 64 anos, já tinha uma noção de como usar o computador. “Agora quero aprender a pesquisar no Google mensagens e imagens bonitas para enviar para os meus amigos e familiares”, revela.

Já o casal Walter Schmiele, 75 anos, e Maria Aparecida Schmiele, 69 anos, não sabiam utilizar o computador. “Eu já aprendi a ligar a máquina e a criar uma conta de e-mail”, disse Walter todo feliz. Nas próximas aulas, ele quer aprender a enviar mensagem em anexos como fotografias e também a comprar passagens aéreas para viajar com sua esposa. “O curso é muito gratificante. Está sendo fácil aprender porque os monitores tem paciência com a gente”, falou Maria Aparecida.

Um dos monitores e formando em Sistemas de Informação, Elias Aveiro disse que a maioria dos inscritos não tinha base nenhuma de informática. “O que eles mais querem aprender é se comunicar através de e-mail com os familiares e a fazer pesquisas”, informa.

Elias disse que o conteúdo da primeira aula foi uma introdução sobre o Windows e que oito monitores ajudam nas aulas todos os domingos. O projeto Vovonet foi criado pela Extensão Universitária do IASP, que é coordenada pela professora Paula Andrea Pittini.

Confira as fotos das aulas aqui:







Mais fotos Projeto Vovonet

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Biblioteca do IASP/UNASP - HT presta serviços à comunidade


Hermenérico Morais, o bibliotecário do IASP, palestrou no último dia 11 de junho na Escola Estadual Euzébio Antônio Rodriguez no Jardim Amanda IV sobre como administrar e promover a Biblioteca escolar. Durante 3h, a coordenação e alunos voluntários participaram tirando suas dúvidas sobre como ter uma biblioteca em sua escola.

Esta foi uma iniciativa da Biblioteca em prestar serviços à comunidade, levando orientações àqueles que estão ao nosso redor.

Veja fotos:




Hora da História: Biblioteca Infantil do Iaspinho - junho/2012

Arquivo: Fotos - Lusmar Duarte











Incentivando a  Leitura








Dicas do Leitor: O Que eu Li e Recomendo – Nº 11

Larisse Loise dos Santos - Professora do Ensino Superior (Administração)

Título: Freakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo o que nos afeta & Super Freakonomics: o lado oculto do seu dia a dia (Edição 2 em 1)

Autor: Steven D. Levitt & Stephen J. Dubner
Editora: Elsevier


Este livro não tem na Biblioteca do IASP.

Você gostou de lê- lo?
Muito


O que a obra tem de interessante?
Ambas as obras são uma mistura de estatística aplicada com textos ágeis para comprovar a relação improvável entre diversos fatos que aparentemente não tem nada em comum.

O Freakonomics tem capítulos como “O que os professores e os lutadores de sumô tem em comum?” e “Em que o Ku Klux Klan se parece com um grupo de corretores de imóveis?”. Já o Super Freakonomics adiciona excentricidade a Economia ao falar sobre “o pior mês para se ter um bebê”, “a flatulência de um bovino pode ser pior para o meio ambiente do que a descarga de um carro”, “é mais seguro ser atendido por uma médica em uma unidade de emergência do que por um médico”, “andar a pé pode ser mais perigoso do que andar de carro em se tratando de acidentes mortais” dentre outras coisas intrigantes.


Por que você recomenda lê-lo?
Esta é uma edição que tem 2 obras em uma só. Estou lendo pela segunda vez. Lançado em 2005 o livro Freakonomics se transformou em um dos livros mais lidos. O Super Freakonomics (dos mesmos autores) é baseado em pesquisas de renomados economistas da Universidade de Chicago e também foi um sucesso de vendas. Ambos são engraçados, intrigantes e inteligentes. Depois de ler Levitt & Dubner você nunca mais vai ver as coisas simples do dia a dia da mesma forma.


terça-feira, 19 de junho de 2012

Dicas do Leitor: O Que eu Li e Recomendo – Nº 10

Tássio Oliveira Silva - Curso: Pedagogia - 1º ano – Trabalha no Processo Técnico da Biblioteca do IASP/UNASP – HT
Arquivo: fotos – Lusmar Duarte

Título: A Grande Esperança
Autor: White, Ellen G.
Editora: Casa Publicadora Brasileira

Tem 2 exemplares na Biblioteca do IASP.

Você gostou de lê- lo?
Sim.

O que a obra tem de interessante?
Ela identifica a grande esperança de um dia termos uma vida repleta de felicidade e sucesso que é estar ao lado de Cristo Jesus.


Por que você recomenda lê-lo?
Porque é um livro que discute a favor de um grande futuro, melhor para a vida de cada um de nós. E estar nos preparando para este dia maravilhoso a fim de encontrarmos o nosso Deus.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dicas do Leitor: O Que eu Li e Recomendo – Nº 09

Gleidina Celso Rabelo – Funcionária da Biblioteca do IASP/UNASP – HT
Arquivo: fotos – Lusmar Duarte

Título: Revolucione sua qualidade de vida
Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante


Há 5 exemplares deste livro na Biblioteca do IASP.

Você gostou de lê- lo?
Sim.

O que a obra tem de interessante?
Ela nos ensina a descobrir e como vencer as dificuldades. Descobrir novas conquistas.

Por que você recomenda lê-lo?
Difícil mudar nossa personalidade, mas nunca é tarde para mudarmos nossa história.

Confraternização da Biblioteca do IASP/ I Semestre de 2012















Aniversariantes do I Semestre de 2012














Sobremesa



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...