quinta-feira, 31 de março de 2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

Paradidáticos 2011 – 3 ano Ensino Médio

3º Técnico em Informática e 3º Exatas

Bimestre: Sonho Impossível
Autor: Barry C. Black
Editora: CPB

2° Bimestre: Antologia Poética
Autor: Vinícius de Moraes

3° Bimestre: Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos
Editora: Record

4° Bimestre: Iracema
Autor: José de Alencar

Paradidáticos 2011 – 2 ano Ensino Médio

2º Técnico em Informática e 2º Exatas

1° Bimestre: Eles criam em Deus

Autor: Rodrigo Silva

Editora: CPB


2° Bimestre: Memórias de um Sargento de Milícias

Série: Clássicos Saraiva

Autor: Manuel Antônio de Almeida

Editora: Saraiva


3° Bimestre: Dom Casmurro

Autor: Machado de Assis

Editora: FTD


4° Bimestre: A Cidade e as Serras

Autor: Eça de Queirós

Editora: Ática

Regulamento Biblioteca do IASPinho - 2011


Como Pesquisar na Biblioteca


terça-feira, 29 de março de 2011

Manual de Monografias - UNASP


domingo, 27 de março de 2011

DICAS PARA GOSTAR DE ESTUDAR:


Inventário de Hábitos de Estudo

A. Motivação para o estudo

Para cada afirmação, você tem três respostas:

a) raramente ou nunca;

b) às vezes;

c) freqüentemente ou sempre.

Assinale nos parênteses ao lado:

1. ( ) Você é capaz de desligar a TV, ou outra atividade de que goste muito, para ir estudar.

2. ( ) Quando começa a estudar é capaz de adiar um divertimento.

3. ( ) Você não se preocupa com a hora de acabar o estudo, nem conta as páginas que faltam para ler ou olha no relógio a todo momento quando senta para estudar.

4. ( ) Você gosta de ler seus apontamentos ou seu livro de estudos independentemente de provas; faz isto porque gosta.

B. Local de estudo

1 . Você estuda habitualmente:

a) numa escrivaninha, no seu quarto, onde está todo o seu material;

b) na casa de amigos;

c) em qualquer local da casa desde que haja uma poltrona confortável ou mesmo uma cama (nem sempre no mesmo local).

2. No local onde você estuda:

a) é um local quieto, sossegado, e você tem por hábito fechar porta para não ser interrompido;

b) não existem pessoas passando, conversando, mas é um local de onde você consegue perceber o "movimento" todo da casa: quem chega, o que cada um está fazendo, etc.;

c) existem pessoas passando, conversando, por vezes até fazendo uma ou outra brincadeira com você.

3. Na sua escrivaninha ou mesa de estudo:

a) você deixa o estritamente necessário: papel, canetas, lápis;

b) você deixa sua máquina de calcular, dicionário, ao lado de algumas guloseimas, balas, bolachas, etc.;

c) você coloca todos os objetos de que gosta (troféus que ganhou, coleção de chaveiros) e mais algumas fotos (geralmente embaixo do vidro da mesa).

4. Você gosta do local onde estuda?

( ) Sim ( ) Não

C. Horário de estudo

1. Quanto ao horário de estudo, você:

a) já sabe de manhã como vai passar o dia, tem um plano diário de estudo;

b) tem um horário onde são previstas as suas atividades, as horas de estudo, mas raramente consegue segui-lo;

c) não tem muita idéia do que terá que fazer durante o dia quando se levanta; resolve na hora, dependendo do que aparece".

D. Atitude durante as aulas

1 . Durante as aulas:

a) você assiste à aula, não toma notas, mas fica desenhando no caderno ou mexendo com alguma coisa, "para se manter atento";

b) você não consegue se concentrar, fica "sonhando" ou tentando conversar com o colega;

c) você só anota alguns pontos que você acha importante.

2 . As anotações que faz em classe:

a) você, às vezes, não lembra onde anotou as aulas da matéria que vai estudar, ou estas anotações estão espalhadas no caderno;

b) você raramente recorre a elas na hora de estudar para as provas, por não dar tempo e por não confiar muito nelas;

c) são transcritas depois da aula, de forma que você "remonta" à aula dada.

E. Hábitos de leitura

1. Quando você lê um texto:

a) costuma se deter para compreender gráficos ou diagramas, tabelas e mapas;

b) tem muita dificuldade para descobrir o significado de um gráfico, tabela ou mapa;

c) você "pula" estas partes, pois acha perda de tempo.

2. Ainda em relação à leitura, você:

a) costuma ler o resumo no fim do capítulo antes de ler o capítulo com cuidado, ou dá uma folheada geral no capítulo antes de lê-lo, parando em alguns pontos e nos subitens;

b) começa imediatamente a ler, desde a 1.a linha;

c) dá uma folheada geral, mais para contar o número de folhas, etc., depois faz uma leitura rápida, "pulando" trechos não muito claros.

3. Durante a leitura:

a) tenta resumir o capítulo em itens ou palavras-chaves, ou anota nos cantos do texto, fazendo um resumo por parágrafo;

b) sublinha somente os pontos mais importantes;

c) não faz anotação nenhuma.

4. Quando você está lendo:

a) não se detém em cada palavra, mas é capaz, até certo ponto, de prever a palavra seguinte, "lê com os olhos";

b) pronuncia cada palavra mentalmente;

c) articula as palavras, ou seja, mexe a boca como se estivesse lendo baixinho o que está escrito.

F. Hábitos e atitudes gerais de trabalho. Atenção e memória

1. Você resolve estudar porque no dia seguinte haverá uma prova; a partir desta resolução:

a) você telefona a um amigo para saber o que terá que estudar;

b) você se dirige à escrivaninha, ou local de estudo, e pega tudo o que você tem referente àquela matéria que entrará na prova, fica desesperado e, "já" que não vai dar tempo mesmo de estudar agora, vai descansar;

c) você pega imediatamente o livro ou caderno e senta em algum lugar da casa para estudar.

2. Ainda na situação de véspera de prova:

a) tudo arrumado para você começar a estudar, você se lembra da festinha da semana anterior e não consegue se desligar disso e resolve ler a matéria;

b) antes de começar a ler suas anotações, preparado todo o material ou livro, você dá uma "ligada" na TV para ver o que está passando, ou vai saber o que seu irmão (ou irmã) está fazendo, vai até a casa de um amigo, ou pega o telefone antes de iniciar realmente o estudo;

c) você fica preocupado com a prova, fica pensando que deveria ter estudado antes, porém faz um planejamento de estudo e inicia logo para que, dentro do tempo disponível, consiga se preparar o melhor possível.

3. Você está estudando em sua escrivaninha, há outras pessoas na casa: sua mãe, irmãos, empregada. A janela está aberta, de forma que você ouve o barulho da rua. Você é capaz de:

a) identificar a marca de carro que buzinou na esquina e a procedência de todos os ruídos da casa;

b) responder à pergunta que a empregada faz a sua mãe e saber o que seu irmão (ou irmã) está fazendo naquele momento e em que local da casa;

c) desligar de tudo e saber qual foi o último item lido.

4. Você acabou de ler um texto, você é capaz de lembrar:

a) não sabe repetir nada do que leu;

b) alguma parte do texto, mas não se lembra do tema central;

c) o tema geral, mas não todos os detalhes.

5. Quando você se dispõe a fazer um trabalho:

a) faz tanto rodeio que no fim já não sobra mais tempo;

b) só deixa a escrivaninha após terminá-lo, embora perceba que já está cansado e que não está conseguindo fazê-lo satisfatoriamente;

c) mantém sua atenção nele até terminá-lo ou necessita de várias pausas, para um café, ou uma voltinha pela casa, antes de retomá-lo e ir até o fim.

6. Enquanto você está estudando:

a) conversa com as pessoas que passam por você, fica tamborilando na mesa ou comendo alguma coisa como bolachas, balas;

b) deixa a TV ligada para, de vez em quando, olhar o que está passando, ou estuda ouvindo música;

c) fica absorto no estudo e não gosta de ser interrompido.

7. Quando você lê um texto:

a) não sabe bem por que o autor está dizendo tudo aquilo;

b) não consegue descobrir os pontos mais importantes do que está lendo, não se recorda do que o autor disse anteriormente;

c) entende seu significado, "acompanha" as idéias do autor, embora não consiga sempre reproduzi-las no final.

8. Se você estava lendo um texto,e teve que interromper:

a) recomeça onde achava que parou, depois descobre que aquilo você já tinha lido anteriormente;

b) você tem que retomar a partir do último item, senão fica "perdido" no texto;

c) sabe exatamente onde parou ou sabe do que o autor estava tratando, mas não se lembra exatamente de onde parou.

Quadro de avaliação dos resultados

Comentários

A . Motivação

- Se as suas respostas a esse grupo de afirmações foram em sua maioria (a), sua motivação para o estudo está bem abaixo do que seria razoável. Você está desmotivado e, portanto, no restante do teste é bem possível que apareçam falhas de concentração ou memória; isso é natural, pois você não está "ligado" no estudo.

- Se suas respostas são (a) ou (b), mas a maioria é (b), sua motivação ainda assim deixa a desejar.

- Se suas respostas foram, na maioria ou todas, (c) e mesmo assim você não está conseguindo um bom rendimento, é possível que existam falhas nos hábitos de concentração ou mesmo falta de organização.

B. Local de estudo

- Se você respondeu (a) a quase todas as questões, você consegue se organizar satisfatoriamente num ponto de bastante importância, que é o lugar que destinou a seus trabalhos escolares.

- Se suas respostas estão entre (b) ou (c), este ponto é problemático. As situações descritas nelas revelam desorganização crescente, isto é, as situações das alternativas (c) são "piores" do que as descritas em (b) quanto à questão de organização do local de estudo.

- A última questão, se você gosta ou não do local onde estuda, destina-se a fazê-lo parar e pensar nisto, tentando depois detectar o que no local onde você estuda está ruim e como mudá-lo. É de suma importância você gostar do local onde trabalha.

C. Horário de estudo

- Se você respondeu (a), ótimo.

- Se você respondeu (b) ou (c), novamente volto a insistir: você precisa organizar sua vida escolar; a alternativa (c) mostra ainda que sua dedicação ao estudo está bem deficiente. E, ainda, você "funciona" na base de cobrança, sem nenhum planejamento prévio.

D. Atitude durante as aulas

- Se você respondeu (c) às duas questões deste item, excelente.

- Se houve qualquer outra combinação de respostas, você tem perdido tempo devido a problemas de organização ou concentração na hora da aula. E isso vai refletir na pouca utilidade das anotações que faz. Pense no seu caso: os seus apontamentos não lhe são úteis porque você não tem um bom método de anotar as aulas ou por não conseguir manter sua atenção na hora em que o professor está explicando?

E. Hábitos de leitura

- Se você respondeu (a) a todas as perguntas deste item, meus parabéns!

- Se você respondeu (b), existem dificuldades a serem superadas quanto a leitura de textos.

- Se suas respostas foram (c), ou a maioria delas foi (c), existem problemas específicos a serem corrigidos, e problemas de duas espécies:

- de maus hábitos de leitura (leitura com os lábios), e

- de motivação. Você não está se aplicando o suficiente; poder-se-ia dizer que existe um problema de descuido, de desleixo. (Seria bom, inclusive, se for esse seu caso, começar uma leitura mais cuidadosa, procurando no dicionário a palavra desleixo, se você não a conhece.)

F. Hábitos e atitudes gerais de trabalho

- Se você respondeu (c) a todas as perguntas, ou a maioria das respostas foi (c), você tem bons hábitos de trabalho, principalmente se respondeu (c) à questão 3.

- Se você respondeu à maioria (b), existem pontos a ser corrigidos. Pequenos "vícios" de leitura e problemas na área de concentração em uma tarefa.

- Se você respondeu à maioria (a), ou só deu respostas (a), será necessário uma reformulação de seus hábitos. Existem problemas relativos a motivação, organização e atenção.

Resumindo:

Itens Resposta (em sua maioria) Você está ...

A. Motivação. (a) desmotivado

B. Local de estudo. (c) ou (b) desorganizado

C. Horário de estudo. (c) ou (b) desorganizado

D. Atitude durante as aulas. (a) ou (b) desorganizado

E. Hábitos de leitura. (c) ou (b) distraído

F. Hábitos e atitudes gerais de trabalho. Atenção e Memória. (a) ou (b) distraído

Neste quadro colocamos as respostas mais típicas dos três tipos de estudante:

a. o desmotivado ou desligado, que sempre precisa de uma "inspiração" especial para estudar;

b. o desorganizado, cujo material escolar geralmente não está em ordem para ser usado e que não consegue dimensionar sua vida ou seguir um horário.

c. o distraído ou disperso, que apresenta problemas de atenção e não consegue se concentrar no que está fazendo; é um "sonhador", está no "mundo da lua".

No entanto, estas categorias não são mutuamente exclusivas e, a bem da verdade, um problema leva a outro. Por exemplo, se eu não me organizo ou não estou motivado para uma determinada tarefa, é quase impossível prestar atenção. E, com menor probabilidade ainda, memorizarei o conteúdo do que estou lendo.

E agora, além das questões apresentadas anteriormente, seria útil ainda você pensar e responder sim ou não a estes pontos:

( ) 1. Você tem que ler várias vezes um texto para entender seu conteúdo?

( ) 2. Você volta atrás e tenta entender o que havia ficado confuso na primeira leitura?

( ) 3. Você consulta o dicionário quando encontra uma palavra de que desconhece o sentido?

( ) 4. Você tenta relacionar o que está lendo com outras partes do programa?

( ) 5. Concentra-se no que está fazendo? Consegue prestar atenção às aulas?

( ) 6. Você realmente tem horas destinadas ao estudo e aos trabalhos escolares?

( ) 7. Você precisa de uma "inspiração" especial para estudar ou se dedicar aos trabalhos acadêmicos pois tem tendência a se dispersar, a perder tempo?

( ) 8. Fica nervoso nas provas ou não tem muita paciência para ficar pensando e logo entrega a prova, bem antes do término do prazo?

( ) 9. Antes de fazer um trabalho organiza mentalmente as idéias?

( ) 10. As características do professor influem no seu empenho em estudar aquela matéria?

Um bom estudante teria respondido "não" somente às questões de números 1, 7, 8 e 10, e "sim" às restantes.

Analise agora suas respostas, comparando-as com as respostas esperadas de um bom estudante, e veja como você se situa quanto a estes pontos.

Fonte: http://www.unoeste.br/fipp/gapa/inventario.htm

As Cinco Leis da Biblioteconomia:

Criadas na década de 30 por Shiyali Hanganathan pensador indiano, professor de matemática, que estudou Biblioteconomia na Inglaterra.

1. Os livros são para serem usados.


2. A cada leitor o seu livro.


3. A cada livro o seu leitor.


4. Poupe o tempo do leitor.


5. A Biblioteca é um organismo em crescimento.

terça-feira, 22 de março de 2011

Educação Física ganha ótima nota do MEC

A nota 4 é um marco na história do curso e da instituição. O rigor do MEC leva a poucas instituições conseguirem uma nota tão expressiva.
Por: Charlise Alves

Durante três dias, 02 a 05 de março, dois profissionais do MEC (Ministério da Educação) estiveram nas dependências da Faculdade Adventista de Hortolândia. O motivo da visita foi a avaliação do curso de Educação Física que ganhou nota 4 – sendo que a máxima é 5.






De acordo com o Diretor do Ensino Superior, Tércio Caetano “a avaliação abrangeu as condições pedagógicas, a infraestrutura (prédios, salas, laboratórios, acessibilidade e campus em geral) e documentação (projeto pedagógico, PDI, PPI, documentos individuais dos docentes, plano de carreira, entre outros)”, detalha. Além dos itens citados acima o órgão ainda fez entrevistas com o coordenador do curso, alunos, professores, CPA e dirigentes da faculdade. Todos os documentos que fazem parte da avaliação foram apresentados e as visitas aos diversos departamentos acompanhadas pelo coordenador e diretor acadêmico.


“Essa nota 4 é um marco importantíssimo na história do curso e da instituição. O atual rigor avaliativo do MEC leva a poucas instituições conseguirem uma nota tão expressiva como essa que a faculadade conquistou. A conquista é de nossos docentes, pessoas altamente qualificadas e discentes dispostos e motivados”, afirma.

A faculdade continua buscando a excelência e tem o objetivo de conquistar a nota máxima (5) no menor espaço de tempo. “É uma conquista árdua e feliz”, finaliza o diretor.

quarta-feira, 16 de março de 2011

terça-feira, 15 de março de 2011

SAÚDE - CALCULE SE VOCÊ ESTÁ NO SEU PESO IDEAL


Do G1, em São Paulo

Calculadora mostra se você está em dia com a sua saúde.

Índice de Massa Corporal é usado por médicos (IMC)

Os médicos utilizam o IMC (Índice de Massa Corporal) para determinar se uma pessoa está com peso saudável ou se está obesa. O seu IMC oscila na medida em que você perde ou ganha peso.

Você sabe se está no seu peso ideal? Pessoalmente, isso varia de pessoa para pessoa. Tem gente que acha que sempre precisa perder uns quilinhos. Outros ficam mais felizes com alguns a mais.

Mas e para a sua saúde? Os médicos costumam usar uma conta simples para fazer esse cálculo. Seu peso dividido pela sua altura ao quadrado.

Calcule o seu IMC, preenchendo  os dados no site:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/02/calcule-se-voce-esta-no-seu-peso-ideal.html

Ao lado você tem uma calculadora que faz a conta automaticamente para você. É só preencher os dados.

FAÇA O TESTE VOCÊ MESMO!

sábado, 12 de março de 2011

JOGOS BÍBLICOS

Temas bíblicos

Formar o nome do personagem bíblico arrastando as letras para ...

Acesse: http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/81/temas-biblicos.html

JOGO - PINTANDO

COLORINDO FORMAS

Jogo para combinar cores e formas.
Acesse: http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/305/colorindo-formas.html

JOGO - ANO BÍBLICO

Quiz - Ano Bíblico Escolar - 2ª semana

Teste de conhecimentos sobre a bíblia

Acesse:  http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/319/quiz-ano-biblico-escolar-2-semana.html

JOGO - ANO BÍBLICO

Quiz - Ano Bíblico Escolar - 1ª semana

Teste de conhecimentos sobre a bíblia.
Acesse: http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/309/quiz-ano-biblico-escolar-1-semana.html

JOGO - MULHERES DA BÍBLIA

Quiz - Mulheres da Bíblia
Jogando este quiz você vai mostrar o que sabe sobre as mulhere...

Acesse: http://www.educacaoadventista.org.br/multimidia/317/quiz-mulheres-da-biblia.html

sexta-feira, 11 de março de 2011

Conheça a Biografia da escritora Tatina Belinky

Tatina Belinky será a Patronesse do Flipoços 2011

Tatiana Belinky

A VI edição da Flipoços, Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas vai de 30 de abril a 8 de maio de 2011.


Tatiana Belinky nasceu em 18 de março de 1919 em Petrogrado, atual São Petersburgo, Rússia, mudando-se para Riga aos dois anos de idade. Seu pai, Aron, era comerciante e a mãe, Rosa, cirurgiã-dentista.

A menina Tatiana aprendeu a ler no idioma materno, o russo, aos quatro anos de idade e até os dez já era fluente também em alemão.

 Devido à perseguição aos judeus na Rússia Soviética, a família Belinky, que era judia, resolveu se mudar para o Brasil, chegando a São Paulo em 1929.

Na adolescência, em São Paulo, Tatiana trabalhou como secretária bilíngue. Em 1939, começou a estudar Filosofia na Faculdade São Bento, mas abandonou o curso em 1940 em razão de seu casamento com o médico Júlio de Gouveia.

 De 1948 a 1951, criou com o marido várias adaptações de histórias infantis para teatro. Em 1952, o casal encenou sua bem-sucedida adaptação “Os três ursos” na extinta TV Tupi. Com o sucesso da encenação na televisão, a Tupi convidou o casal a elaborar o programa “Fábulas Animadas”, preenchendo uma lacuna da programação da época para o público infanto-juvenil.

Em seguida, o casal fez a primeira adaptação televisiva do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, de Monteiro Lobato, exibida em horário nobre.

Paralelamente à atividade como roteirista de teatro e televisão, Tatiana Belinky deu início, em 1952, à atividade como tradutora literária, iniciada com suas adaptações de peças de teatro infantis e contos russos.

Traduziu mais de 80 livros do russo, alemão, inglês e francês. Entre os textos que traduziu e adaptou estão obras de autores como Dostoiévski, Tolstói, Gorki, Gogol, Turgueniev, Goethe, Brecht, Irmãos Grimm e Lewis Carroll. Sua especialidade sempre foi a literatura infantil russa, ajudando a divulgar a cultura russa entre crianças e adolescentes.

Tatiana Belinky receberá homenagem como Patronesse do Flipoços 2011 no dia 30 de abril, às 19:30 horas no Teatro da Urca.

Conheça mais sobre o time de grandes escritores desta edição no site http://www.feiradolivropocosdecaldas.com.br/.

 Os ingressos poderão ser retirados a partir de 22 de março na GSC (Ed. Manhattan - sala 305) mediante a doação de um livro de literatura em bom estado para a Campanha “Doe um Livro”. Maiores informações pelo fone (35) 3697 1551. A 6ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços 2011 é uma realização da GSC Eventos Especiais e conta com a parceria da Prefeitura Municipal e patrocínio da Petrobras.

Fonte:http://www.cbl.org.br/telas/noticias/noticias-detalhes.aspx?id=1617

As Lições de Dona Maria

Por Galeno Amorim



Por que, afinal, as pessoas leem e escrevem?

As respostas para esta pergunta costumam variar de acordo com o interlocutor. Todas elas, entretanto, remetem a uma questão essencial: a necessidade que temos de nos comunicar, de compreender coisas e também de nos fazer compreendidos. Isso, afinal, é elementar na vida em sociedade.

Muitos dirão que decifrar os códigos - ou o que chamamos de palavras - pode nos ajudar de várias maneiras pela vida afora. Ou lembrar o quanto isso tem sido absolutamente fundamental para a invenção da civilização tal qual a conhecemos hoje em dia.

Ou, ainda, que ler permite, por exemplo, que nos apropriemos do conhecimento universal acumulado pela humanidade. Enfim, porque, quando lemos um bom livro, crescemos graças à saudável troca de experiências com os autores e seus personagens - que, invariavelmente, são diferentes de nós e com visões distintas de mundo.

Certamente ouviremos muitas outras explicações. E, provavelmente, todas terão alguma razão.

Vejamos, agora, o que diz sobre isso uma mulher camponesa. Quase 70 anos nas costas calejadas e frequentando a mesma sala de aula onde estudam a nora e um par de netos, dona Maria Terezinha desenvolveu sua própria teoria a respeito da função da leitura e da escrita na vida de gente simples como ela.

Ela costumava recorrer aos desenhos para contar sobre coisas simples do dia a dia. Em um deles, por exemplo, aparece dando milho para as galinhas no quintal do sítio em um dia de muito sol. Em outro, está rodeada pela parentela, com a natureza exuberante às suas costas. Também ilustrou o dia em que toda a família fez um mutirão para erguer a casa própria no assentamento.

Mas escrever mesmo dona Maria não sabia. Nem uma letrinha que fosse. Até que um dia ela decidiu ingressar em uma das turmas noturnas da Educação de Jovens e Adultos do Horto Guarani, um assentamento da reforma agrária entre Pradópolis e Guariba, no interior de São Paulo.

Por ora, dona Maria só aprendeu a desenhar o próprio nome. O que faz, por sinal, como se estivesse fazendo uma oração, com orgulho indisfarçável e uma alegria quase juvenil. Mas isso já foi o suficiente para que, dias desses, quando precisou ir ao banco, sua vida ganhasse um novo sentido.

Pela primeira vez, ela não precisou mais borrar o dedo de tinta para carimbar sua identidade no papel. Seria sua primeira vez.

Sensibilizado, o gerente da agência a convidou para ir até sua mesa e ali assinar o seu nome.

Foi uma sensação única na vida dela. Mas não foi só: mandou fazer uma nova carteira de identidade, que matava definitivamente o antigo documento, que cravava como um punhal a expressão que a envergonhara durante toda uma vida: ANALFABETA.

Dona Maria Terezinha sabe que ainda falta um bocado para chegar lá. E que, para isso, precisa continuar a dar duro, como, aliás, já faz na sua roça. O que dá força a ela é a alegria que sentiu naquele dia no banco. Isso ninguém tira, ela garante:

- Acho que é isso o que o pessoal da cidade chama de cidadania...- diz, com o jeitão de quem não tira mais o pé dessa estrada.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Bibliotecas Digitais exigem Formação Profissional Específica

Especial para Terra

Já imaginou conseguir ter acesso a todas as obras disponíveis na biblioteca da sua cidade com apenas um clique? Ou conseguir ler os livros didáticos da sua universidade no conforto da sua casa sem levá-los até lá? Coleções digitalizadas já existem no Brasil e tendem a crescer cada vez mais. As bibliotecas digitais tendem a substituir as prateleiras cheias de livros empoeirados. E é pensando nisso que bibliotecários e arquivistas têm buscado formação especializada em preservação digital.

Elisângela Alves de Moura, 31 anos, trabalha há anos na biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Acostumada a catálogos de títulos escritos à mão em fichas de papel e a livros em prateleiras, a bibliotecária viu sua carreira sofrer uma mudança drástica.

"Trabalho há anos em bibliotecas, mas agora estou tendo minha atuação direcionada para biblioteca digital. Quero aprender a técnica da informática e principalmente a parte de plataformas e protocolos digitais", diz a moradora de Natal.

Buscando especialização em banco de dados online e enredos digitalizados, Elisângela já se inscreveu para o curso de extensão de Bibliotecas Digitais à Distância da PUC-Rio. "É hora de voltar para os estudos e me atualizar", conta. Para Ana Pavani, doutora em Engenharia Elétrica e coordenadora do curso da PUC-Rio, o mercado de coleções online é cada vez mais amplo no Brasil e tende a crescer nos próximos anos. "Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, e a chance de obras em papel se perderem e se deteriorarem é muito grande. Já existe mais de 1 milhão de imagens em banco digital da Biblioteca Nacional, e esse número tende a crescer", diz.

E foi por isso que o Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio abriu o primeiro módulo do curso de extensão em Bibliotecas Digitais a Distância. O estudo ainda é novo no mercado e é voltado para bibliotecários, arquivistas, museólogos e profissionais da área de informação.

Ana afirma que, além de preparar profissionais para o futuro das bibliotecas e de arquivos de museus e universidades, as aulas têm como objetivo estabelecer um diálogo entre os profissionais da área de digitalização e preservação digital, que por atuarem em uma área multidisciplinar muitas vezes não se compreendem.

"Temos um módulo, por exemplo, que se chama Computadores Periféricos e Rede, que consiste em explicar a linguagem digital, de analistas de sistema, para pessoas que não a compreendem. Então, por exemplo, bibliotecárias que precisam lidar com a digitalização de obras e que não entendem linguagem tecnológica passarão a conhecê-la", explica, afirmando que bibliotecárias como Elizângela sairão capacitadas para atuar no meio virtual.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4968718-EI8266,00-Bibliotecas+digitais+exigem+formacao+profissional+especifica.html

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia da Mulher teve Mensagens Bíblicas ilustradas

Por: Jael Eneas


Hortolândia, SP ... [ASN] Durante dez horas consecutivas as mulheres receberam mensagens bíblicas ilustradas por flores em redes sociais como o Twitter e Facebook no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Os versos postados de hora em hora destacaram perfis, temperamentos, atitudes conforme narrados no antigo e velho testamento, com fotos de arquivo. A iniciativa foi da Pastoral do IASP, o Campus Hortolândia do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

9h - Maria, Prioridades
"Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". Lc 10: 42.

10h - Rute, Decidida
"...Onde quer que fores, irei...o teu povo é o meu povo e teu Deus é o meu Deus". Rt 1:16


11h- Débora, Convicta
"Ordenou Débora: vai e leva gente ao monte Tabor...10 mil homens para orar e jejuar...e ela subiu junto". Jz 4 

12h - Jael, Corajosa
"Jael...mulher de Héber matou com uma estaca e martelo o general Sísera, o perseguidor de Israel". Jz 4.
13h - Mirian, Sutil


"Mirian...ficou de longe...e, ao ver a filha de Faraó, perguntou: queres uma ama para criar a criança". Ex 2.

14h - Ester, Firmeza

"Ester...ajuntem-se todos judeus...e jejuai por mim por três dias...se eu perecer, pereci". Et 4.


15h - Sara, Provocativa

"Sara, viu que o filho de Agar, zombava. Então ela disse a Abraão: ponha fora daqui esta serva..." Gn 21


16h - Marta, Sensível

"Marta disse chorando: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido..." Jo 11.


17h - Lóide e Eunice, Consagradas

"Havia em Lóide e Eunice [avó e mãe de Timóteo] fé autêntica, não fingida". 2Tm 1: 5


18h - Suzana e Joana, Missionárias

"Joana ...e Suzana, e muitas outras mulheres, serviam com seus bens..." Lc 8: 3









sexta-feira, 4 de março de 2011

LIVROS E INFÂNCIA

Por: Cristiane Madanêlo de Oliveira

BEBETECA - Lugar de pequenos Leitores

Revista Nova Escola

Objetivos

Introduzir o hábito da leitura.
Ampliar o universo cultural.
Apresentar procedimentos de contato com os livros.
Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada como forma de aprender, socializar-se e interagir.

Veja mais detalhes aqui:

quinta-feira, 3 de março de 2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

CONFIRA OS LANÇAMENTOS DO MÊS DE MARÇO - Curso de Educação Física/ I Sem/2011

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 2007. 141 p., 21cm. ISBN 978-85-268-0779-2. 6 ex.


BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. 9. ed. São Paulo: ArtMed, 2003. 2 ex.

BIZZOCCHI, Carlos "Cacá". O voleibol de alto nível: da iniciação à competição. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2008. 269 p., il., 21 cm. ISBN 978-85-204-2639. 6 ex.

BOJIKIAN, Marcondes; BOJIKIAN, Luciana Perez. Ensinando voleibol. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2008. 183 p., il., 28 cm. ISBN 978-85-7655-177-5. 6ex.

BOMPA, Tudor O.; BATISTA, Sérgio Roberto Ferreira. Periodização: teoria e metodologia do treinamento. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2002. 423 p., 29 cm. ISBN 85-86702-50-1. 7 ex.

COLBERG, Sheri. Atividade Física e Diabetes. São Paulo: Manole, 2003. 304 p., 22 cm. ISBN 85-204-1658-6. 6ex.

COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005. 307 p., il., 24 cm. ISBN 85-16-01663-3. 5 ex.

DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2011. 686 p., il., 27 cm. ISBN 85-7379-073-3. 2 ex.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade (Coord.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 293 p., 27 cm. ISBN 85-277-1042-0. 7 ex.

DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. 349 p., il., 28 cm. ISBN 978-85-308-0843-3. 7 ex.

DESEMPENHO esportivo: treinamento com crianças e adolescentes. Luiz Roberto Rogolin da Silva. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2010. 632 p., 24 cm. ISBN 978-85-7655-102-7. 6 ex.

Educação física e didática. Petropolis: Vozes, 2010. 1 ex.

FERNANDES, José Luís. Atletismo: corridas. 3. ed. São Paulo: EPU, 2003. 156 p., 21 cm. ISBN 85-12-36200-6. 7 ex.

FERNANDES, José Luís. Atletismo: os saltos. 3. ed. São Paulo: EPU, 2003. 125 p., il., 20 cm. 6ex.

Freire, Joao Batista; Scaglia, Alcides Jose. Educação como pratica corporal. 2. Ed. São Paulo: Scipione, 2009. 2 ex.

GALLAHUE, David L; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005. 585 p., il., 23 cm. ISBN 85-7655-016-4. 6 ex.

GHIRALDELLI JR., Paulo. O corpo: filosofia e educação. 1. ed. São Paulo: Ática, 2007. 142 p., 21 cm. ISBN 978-85-08-11448-1. 4 ex.

GINÁSTICA Geral: experiências e reflexões. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2008. 238 p., 23 cm. ISBN 978-85-7655-144-7. 6 ex.

HALL, Susan J. Biomecânica básica. 5. ed. São Paulo: Manole, 2009. 542 p., il., 28cm. ISBN 978-85-204-2643-2. 4 ex.

Ide, Bernardo; Lopes, Charles. Fisiologia do treinamento esportivo. SP: Phorte, 2010. 5 ex.

Ide, Bernardo; Lopes, Charles. Fundamentos do treinamento de força. SP: phorte, 2008. 6 ex.

KLINK, Amyr. Mar sem fim: 360 ao redor da Antártica. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 271 p., 22cm. ISBN 978-85-7164-989-7. 1 ex.

KRAKAUER, Jon. No ar rarefeito: um relato da tragédia no Everest em 1996. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. 287 p., 18 cm. ISBN 85-359-0847-1. 1ex.

LACOMBE, Francisco José Masset. Administração: princípios e tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. 544 p., 27 cm. ISBN 978-85-02-07244-2. 6 ex.

Lazer, esporte, turismo e aventura: a natureza em foco. Campinas: alínea, 2009. 12 ex.

Lemos, Francisco. Remédios de Deus: 8 recursos naturais para viver mais e melhor. Tatuí: CPB, 2008. 3 ex.

Ludington, Aileen. Controle sua saúde: os hábitos de quem deseja viver mais. Tatuí: CPB, 2010. 12 ex.

Lundigton, Aileen. Vida dinâmica. Tatuí: CPB, 2007. 2 ex.

Maglischo, Ernest W. Nadando o mais rápido possível. 3 ed. Barueri: Manole, 2010. 6 ex.

MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2010. 360 p., il., 28 cm. ISBN 85-277-0462-5. 5 ex.

MAUGHAN, Ron; GLEESON, Michael; GREENHAFF, Paul L. Bioquímica do exercício e treinamento. 1. ed. Barueri, SP: Manole, 2000. 240 p., 24 cm. ISBN 85-204-0937-7. 10ex.

MELO NETO, Francisco Paulo de. Gestão de marcas nos esportes: teoria e prática. Jundiaí, SP: Fontoura, 2006. 123 p., 21 cm. ISBN 858711432-8. 7 ex.

Melo Neto, Francisco Paulo. Marketing esportivo. Rio de Janeiro: Record, 2007. 5 ex.

Monteiro, Artur; Lopes, Charles. Periodização esportiva: estruturação do treinamento. SP: AG, 2009. 11 ex.

NEGRÃO, Carlos Eduardo; NEGRÃO, Carlos Eduardo (Editor); BARRETTO, Antônio Carlos Pereira (Editor). Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2010. 725 p., 23 cm. ISBN 978-85-204-3075-0. 7 ex.

OKUMA, Silene Sumire. O idoso e a atividade física. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. 208 p., 21 cm. (Vivaidade). ISBN 85-308-0518-6. 3 ex.

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é educação física? 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. 111 p., 15 cm. ISBN 85-11-01079-3. 6 ex.

Paes, Roberto Rodrigues; Balbino, Hermes. Jogos desportivos coletivos e as inteligências múltiplas. 2007. 4 ex.

PALLISTER, Alan. Ética cristã hoje: vivendo um cristianismo coerente em uma sociedade em mudança rápida. São Paulo: Shedd, 2005. 279 p., 21 cm. ISBN 85-88315-38-6. 12ex.

PITANGA, Francisco José Gondim. Testes, medidas e avaliação: em educação física e esportes. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2008. 223 p., 24 cm. ISBN 978-85-7655-111-9. 7ex.

POIT, Davi Rodrigues. Organização de eventos esportivos. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2006. 215 p., 21 cm. ISBN 85-86702-80-3. 6ex.

POLÍTICAS públicas de lazer. Nelson Carvalho Marcellino et al. 1. ed. Campinas, SP: Alínea, 2008. 186 p., 21cm. ISBN 978-85-7516-227-9. 2 ex.

QUADROS, Ronice Müller de; CRUZ, Carina Rebello. Língua de sinais: instrumentos de avaliação. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 159 p., 21 cm. ISBN 978-85-363-2478-4. 6 ex.

Reverdito, Riller; Scaglia, Alcides. Pedagogia do esporte. SP: phorte, 2009. 2 ex.

Roth, Ariel. Origens: relacionando a ciência com a Bíblia. Tatuí: CPB, 2007. 7 ex.

Samulski, Dietmar. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2. Ed. Barueri: Manole, 2009. 6 ex.

SCHILL, Patrícia Costa de Albuquerque. Diabetes: manual de exercício antes, durante e após o programa de tratamento. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2006. 93 p., 23cm. 1 ex.

SILVA, Rita de Fátima da; SEABRA JÚNIOR, Luiz; ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Educação física adaptada no Brasil: da história à inclusão educacional. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2008. 191 p., il., 25 cm. ISBN 978-85-7655-176-8. 3 ex.

SKORODUMOVA, Anna P. Tênis de campo: treinamento de alto nível. 1. ed. Guarulhos, SP: Phorte, 1999. 157 p., il., 24 cm. ISBN 85-867-02-11-0. 7 ex.

STAINBACK, Susan; STAINBACK, Willian. Inclusão: um guia para educadores. 1. ed. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1999. 451 p., il., 23 cm. ISBN 85-7307-582-1. 4 ex.

VIAGENS, lazer e esporte: o espaço da natureza. Heloisa Turini Bruhns. 1. ed. Barueri, SP: Manole, 2006. 214 p., 22 cm. ISBN 85-204-2350-7. 1ex.

WEINBERG, Robert S; GOULD, Daniel. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 4. ed. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2008. 624 p., il., 27cm. ISBN 978-85-363-1331-3. 2 ex.

WEINECK, Jürgen. Treinamento Ideal: instruções técnicas sobre o desempenho fisiológico, incluindo considerações específicas de treinamento infantil e juvenil. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2003. 740 p., il., 25 cm. ISBN 85-204-0872-9. 6 ex.

White, Ellen. Conselhos sobre saúde. Tatuí: CPB, 2007. 9 ex.

White, Ellen. Medicina e salvação. Tatui: CPB, 2008. 6 ex.

White, Ellen. Temperança. Tatui: CPB, 2009. 2 ex.

PÓS - GRADUAÇÃO: Gerenciamento e Controle de Projetos

O Curso destina-se a profissionais graduados, em qualquer área de atuação, que buscam esta capacitação.




Coordenadora do Curso profa. Lourdes Gonçalves



Apresentação do Curso


O Curso de Gerenciamento e Controle de Projetos tem por principal objetivo capacitar profissionais de quaisquer áreas de atuação, interessados em se aperfeiçoar nas técnicas de gerenciamentos, bem como em assuntos relacionados a esta atividade, envolvendo o universo corporativo público ou privado. O curso está fundamentado nas mais modernas técnicas de gerenciamento e controle de projetos, tais como o PMI. Será focado em projetos, processos e planejamento estratégicos, considerando modelos complexos.

Sobre o Curso


O curso apresenta-se com 360 horas aula, sendo estas em dois domingos ao mês, com 10 horas/aula, 8 horas/aula presenciais e 2 horas/aula a distância.

Utilizará a ferramenta Moodle como complemento do aprendizado adquirido durante as aulas presenciais e como integração entre aluno/aluno e aluno/professor. O curso será finalizado com o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso, constituído de relatório com um estudo de caso e defesa através de apresentação a uma banca de professores.

Duração do curso: 18 meses


Fluxo do Curso: o curso será ofertado em módulos quinzenais aos Domingos das 8H00 às 17H00

Número de vagas: 25*

Calendário:
Início:
Término:

*À Faculdade Adventista de Hortolândia se reserva o direito de não oferecer o curso caso haja menos de 25 alunos.

Matriz Curricular - Download

Baixe aqui a Matriz curricular do Curso

Mais informações:

Telefone:(19)2118-8156
e-mail:iasp@unasp.edu.br
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