domingo, 27 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Museu expõe Bíblia com mais de 3 séculos

No espaço está exposta uma Bíblia que tem mais de três séculos, a raridade é de 1669; a menor impressão tem 3,5cm X 3,5 cm.


Charlise Alves


Em Salmos 119:30 está escrito: “Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos”. Este verso traduz a importancia de seguirmos a Deus e um dos caminhos para isso é ler a Sua Palavra. Na terça-feira iniciou-se no IASP a Semana da Bíblia, que tem como título “Siga a Bíblia”. Para impulsionar a programação foi montado o Museu da Bíblia dentro do campus.


O museu foi montado no novo prédio do Ensino Superior e envolve funcionários, alunos e visitantes. A coleção exibe 340 exemplares da Bíblia, entre eles: Mangá, em diversas línguas, em braile, infantil, e também multimídia. No espaço está exposta uma Bíblia que tem mais de três séculos, a raridade é de 1669. Já a menor impressão tem 3,5cm X 3,5 cm e possui como conteúdo uma oração do Pai Nosso em uma língua diferente por página.

Estão sendo apresentados também pequenos vasos com as essências dos tempos de Jesus como alabastro, mirra, canela e muitos outras.



Há miniaturas apresentadas como, por exemplo, da prensa de Gutenberg, juntamente com uma apresentação de alimentos citados na Bíblia e pedras preciosas.



Os materiais são divididos por setores para facilitar a compreensão. A coleção foi cedida por Erlo Köhler e Ester Köhler, juntos o casal coleciona estes exemplares a 39 anos.



“Se a pessoa deseja ser feliz, ela deve buscar ler e estar em contato com a Bíblia” aconselha o coordenador da semana, pastor Jael Enéas. Funcionários, professores e alunos do internato terão a chance de ganhar uma Bíblia no sorteio que o pastor Jael vai realizar. Para o pastor, “os alunos estão mais motivados e uma forma de ver isso é nos cultos, onde o número de alunos com Bíblia cresceu muito”, avaliou.

No culto de sexta-feira a noite acontecerá na Igreja o lançamento do Concurso Bíblico Sul-Americano com a presença do pastor Ronaldo Arco e do compositor Jader Santos. O encerramento da semana acontecerá sábado, às 16h no Museu da Bíblia.

Fotos: Lusmar araujo



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A RIQUEZA DAS VITAMINAS

Escolha Viver Sem Drogas

HIPERTENSÃO ARTERIAL

DIABETES - PREVENÇÃO E CONTROLE

Convivendo com o Diabetes - Pfizer

Conhecendo os Alimentos com Sr Banana

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

COMO SABER SE UMA CRIANÇA SOFRE DE ANSIEDADE

Em geral, os pais e pediatras tratam dos problemas físicos sem atinar que eles possam ser causados pelo transtorno.


Os Sintomas físicos mais comuns:

a) Dor de barriga

b) Psoríase

c) Queda de cabelo

d) Placas vermelhas pelo corpo

e) Vômitos

f) Dor de cabeça na parte superior do crânio

g) Sudorese

h) Tremor nas extremidades


Sintomas de Comportamento:

a) Preocupa-se demais com os pais

b) Tem medo de ficar doente

c) Teme que algo ruim aconteça

d) Não dorme sozinho

e) Evita ir à festa de amigos

f) Tem ciúmes dos poucos amigos

g) Sofre quando os pais vão trabalhar

h) Pergunta o tempo todo sobre um evento

i) Evita conflitos


COMO OS PAIS PODEM AJUDAR?

O Mundo pode ser repleto de ameaças, reais e imaginárias. Abaixo, alguns modos de atenuar seu impacto nas crianças:

a) Não subestimes a preocupação:

Dizer a seu filho que seus pensamentos não deve se preocupar pode fazê-lo se sentir culpado por estar ansioso. Encoraje-o a compartilhar suas emoções e seus pensamentos.

b) Ouça:

Deixe claro que ele pode contar com você. Mas não o force a se abrir, se ele não tiver vontade.


c) Divirta-se:

Brinque, leia para ele ou apenas ofereça colo.


d) Leve para fora:

Exercícios físicos funcionam para melhorar o humor. Estimule-o a fazer isso. Mesmo uma simples caminhada ao ar livre pode ajudar a mudar perspectivas.


e) Mantenha a rotina:

A rotina – regularidade na hora de dormir, comer, brincar, estudar – traz segurança psicológica.


f) Cuide da saúde:

Comer direito e dormir bem ajudam a prevenir doenças, que costumam afetar o humor das criança


g) Simplifique:

Música, esportes, dança, aula de inglês são atividades excelentes. Mas o excesso delas leva ao estresse.


h) Proteja:

O noticiário pode estar repleto de fatos que provocam medos e ansiedade, como desastres naturais, crimes, conflitos. Limite a exposição da criança.


i) Dê o exemplo:

É praticamente impossível banir o estresse de nossa vida, mas é possível tornar-se a casa um lugar tranquilo e pacífico, onde as crianças se sintam seguras e confortáveis.

Fonte: Revista Época. 7 de fevereiro/2011. P. 67

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Relacionamentos

Resolvendo Conflitos:


1 - Aprenda a ser tolerante
Tenha uma atitude mental tolerante.

2 - Tenha auto - controle para  expressar suas emoções, especialmente quando estiver contrariado ( emocionalmente abalado).
Espere um pouco para começar a falar. Dê uma pausa para "sangue esfriar"e:

*Fale baixo e pausadamente,

*Seja honesto ao expressar-se, porém lembre-se de que está tratando com outro ser humano.

* Se não sabe o que dizer, não diga. Quase sempre o problema não está no que é dito, mas COMO DIZEMOS...

"Se  você for paciente num momento de raiva, irá escapar de cem anos de raiva".  Provérbio Cinês.

3 - Recuse discussões  (Bate Boca).

*Numa discussão você terá no mínimo 50% de chance de estar errado ou equivocado.

* Nao somos o "dono da verdade". Portanto respeite o ponto de vista do outro.

4 - Quando errar seja humilde para reconhecer.
Peça desculpas, (perdão).

*Reconheça que você  tem falhas, defeitos, pontos a melhorar.

5 - Quando outro errar, trate-o como você gostaria de ser tratado quando erra.
Pense nisto toda vez que alguém errar contra você.
Seja simpático (coloque-se no lugar do outro).

6 - Seja gentil, tenha tato.
O dicionário Webster define tato como: "Aquela delicada percepção do que é certo fazer ou dizer sem ofender".

7 - Saiba lidar com os brigões.
O brigão quer brigar. Portanto não brigue. Deixe-o esfumaçar até parecer um tolo e ele se calará.

8 - Não tire conclusões precipitadas.
Certifique-se do que está acontecendo. primeiro pergunte, verifique, avalie para depois decidir o que falar ou fazer.

9 - Perdoe sempre, sempre mesmo!!!
O perdão restaura, concilia e salva. O perdão é uma bênção maior pra que dá.

10 - Submeta sua vontade ao Senhor.
Nossa vontade humana e pecaminosa quase sempre nos leva para acminhos amargos quando estamos envolvidos em algum conflito. pergunte ao Senhor o que fazer. Ele sempre tem a melhor resposta.

Que Deus nos ajude em nossos relacionamentos com nossos semelhantes!

Revista Visionário Teen

Celtic Woman - A New Journey - You Raise Me Up

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dicas de como fazer uma Autobiografia

Uma auto-biografia é a vida de uma pessoa escrita por ela própria. Não são muitas as empresas que pedem isto, mas pode se preparar escrevendo a sua, seja como for será um excelente exercício.


Alguns pontos a ter em conta:

1. Escreve os teus nomes e apelidos.

2. Antecedentes do teu nascimento: Pais, cidade, onde nasceste.

3. No ano do teu nascimento se houve algum que acontecimento de grande importância e qual.

4. Menciona a razão para os teus pais terem escolhido o teu nome. Se gostas, e no caso de seres tu a escolher se terias escolhido diferente.

5. Fala sobre os anos que estiveste no jardim infantil ou ATL, se te lembrares desses

6. Na escola primária, lembras-te do primeiro dia? o que gostaste mais e menos do tempo da primária?

7. No Liceu, desenvolve um pouco o teu percurso, que actividades gostavas mais, que disciplinas sentiste que tinhas mais inclinação, etc.

8. Desenvolve os sonhos e metas que te propuseste alcançar

9. Se frequentaste a universidade, fala sobre o tempo que lá passaste, que projectos realizaste, etc.

10. Lembras-te de algum professor em especial que te marcou de forma positiva ou negativa? Quem foi esse professor? Porque te marcou?

11. Descreve de forma breve o teu curriculum vitae tendo em conta a tua preparação e formação profissional

12. Relação com os teus familiares: pais, irmãos, entre outros familiares.

13. Breve resumo da tua vida actual.

Nota: Pelo meio sempre que te referires a datas que foram relevantes na tua vida menciona um acontecimento, descoberta ou noticia importante e desenvolve um pouco dando a tua opinião.

Fonte: http://www.comofazercurriculum.com/artigos-diversos/como-fazer-uma-auto-biografia/

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Para você Pensar!

Nós  gastamos sem critérios. Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e raramente estamos com Deus.


Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.


Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos frequentemente.


Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.


Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, masnão o nosso próprio.


Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.


Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.


Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.


Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos cada vez menos.


Estamos na era do ‘fast-food’ e da digestão lenta; do homem grande, de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.


Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.


Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das
pílulas ‘mágicas’.


Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.


Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar ‘delete’.


Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão aqui para sempre.


Lembre-se dar um abraço carinhoso em seus pais, num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.


Lembre-se de dizer ‘eu te amo’ à sua companheira (o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame… se ame muito.


Um beijo e um abraço curam a dor, Por isso, valorize sua Família e as pessoas que estão ao seu lado, sempre.


George Carlin

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dicas para escolher um bom filme

Por: Michelson Borges
Quinta-feira, 20 abril,2006.

Chega o sábado à noite e os amigos estão reunidos, pensando em alguma atividade recreativa. Até que alguém sugere: "Que tal assistirmos a um filme?" Os demais concordam com a idéia e vão até a locadora para escolher um DVD. E agora? O que alugar? Que critérios utilizar?


Esta seção do blog (http://bonsfilmes.blogspot.com/2006/04/escolhendo-bons-filmes.html ) tem como objetivo justamente oferecer boas sugestões de filmes. As resenhas foram produzidas por profissionais de comunicação cristãos.

Mas antes de assistir qualquer produção, leia o texto a seguir, que foi extraído do capítulo 7 do livro Nos Bastidores da Mídia (www.cpb.com.br). Creio que estas dicas podem ajudar na escolha de filmes.

"A escolha de um filme para assistir não é simplesmente uma decisão do tipo “o que faremos hoje à noite?” Essa é uma escolha que causa impacto em nossa vida espiritual. Portanto, antes de alugar um vídeo ou assistir a um filme pela TV, leve em consideração os seguintes conselhos:


"1. Antes de avaliar um filme, conheça o máximo que puder sobre ele. Leia os resumos nos jornais e nas revistas. Lembre-se que 'a maioria dos filmes da TV é analisada pela imprensa. Naturalmente, essas revistas não são necessariamente feitas segundo a perspectiva cristã, e nem sempre os críticos são justos. Freqüentemente eles adotam uma atitude elitista para com o cinema popular. A despeito de tudo isso, as críticas oferecem perspectivas sobre o que a mídia está apresentando, e são uma fonte de esclarecimento ao espectador. Outra maneira de assistir aos filmes de uma perspectiva cristã positiva é discuti-los com outros depois do espetáculo, analisando particularmente seu sistema de valores. Essa prática ajuda a aperfeiçoar a capacidade de compreensão do filme, observando e comparando as perspectivas de outras pessoas que podem ampliar nossa própria opinião, chamando-nos a atenção a aspectos que antes nos escaparam à observação'. – Daniel Reynaud, Diálogo Universitário, 14:3 2002, pág. 17. Se for consultar alguém que já assistiu ao filme que você tem em vista, pergunte como os membros da família responderam ao filme. Eles compreenderam a mensagem? Ficaram com medo diante de alguns efeitos especiais? Foi necessário parar o filme e explicar alguma parte para as crianças?


"2. Avalie os princípios morais. O vídeo ensina atividades e comportamentos que desejo sentir e seguir? Esse critério ajuda a descartar filmes que enaltecem a violência, o adultério, o consumo de drogas e outros aspectos que se opõem aos princípios divinos. Lembre-se de que tudo o que você vê e ouve em um vídeo torna-se parte de você.

"3. Avalie a virtude. Os valores sexuais do vídeo estão em conformidade com os que aceito? Geralmente, os filmes retratam o sexo como uma aventura, raramente relacionado com o contexto do casamento. O conteúdo das mensagens sexuais é fácil de ser descoberto. Os resumos dos filmes podem nos orientar, assim como as pessoas que já os assistiram. Não é preciso (nem se deve) alugar um vídeo que faz com que a mãe tenha que sair correndo para interromper o filme.

"4. Avalie a qualidade. Qual é a qualidade da produção do vídeo. Muitos filmes são simplesmente maus produtos, criações que não valem o tempo de ninguém. Se os comentaristas de filmes debocham da qualidade, fique alerta. Seu lar merece algo melhor e sua mente não foi criada para receber lixo.

"5. Avalie a emoção. O filme me deixará com o humor saudável? Dick Duerksen, em artigo publicado na Adventist Review, de 16 de janeiro de 1997, lembra que Colossenses 3 descreve as mudanças de humor que ocorrem quando permitimos que Cristo elimine as más emoções e nos revista com os traços do caráter de Deus. Ira, rancor, malícia, lascívia, cobiça e mentira são substituídos por compaixão, bondade, humildade, perdão e amor. 'Uma vida centralizada em Cristo', escreve ele, 'é um poderoso substituto para o mau humor – o abandono daquilo que é destrutivo e a adoção do produtivo.' Comparar o conteúdo dos vídeos com os traços de caráter que você escolheu para modelar seu lar é uma das avaliações mais eficazes. Os vídeos devem reforçar as boas emoções que você escolheu, não mudá-las.

"6. Avalie a memória. Será agradável ter esse vídeo retido na mente? Todas as imagens dos filmes que você já assistiu estão armazenadas em uma porção recuperável de seu cérebro – um banco de informações ao qual você, Deus e Satanás têm acesso. Deus pode lembrá-lo dos segmentos que se enquadram em Seus propósitos. Mas Satanás também. E o inimigo muitas vezes usa essas memórias para atrapalhar-nos, no exato momento em que Deus nos tem no limiar de tomar uma boa decisão. Faça sempre de Filipenses 4:8 o critério para avaliar aquilo que deve ou não entrar em sua memória."

Postado por Michelson às 1:14 PM

Fonte: http://bonsfilmes.blogspot.com/2006/04/escolhendo-bons-filmes.html


O menino do pijama listrado

Você sabe qual a diferença?

FÁBULA



É uma narração breve, de natureza simbólica, cujos personagens por via de regra são animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos. Esta narrativa tem por objetivo transmitir uma lição de moral.

PARÁBOLAS


Falam de algo que o povo já conhece, para levá-lo a descobrir aquilo que ele nem imagina. Assim podem falar de realidades misteriosas como o Reino de Deus, por exemplo, como as parábolas de Jesus nos envolvem naquilo que está sendo apresentado e provocam uma iluminação por meio de uma comparação que nos faz perceber como a realidade funciona...

METÁFORA


 É uma figura de estilo (ou tropo linguístico), que consiste numa comparação entre dois elementos por meio de seus significados imagísticos, causando o efeito de atribuição "inesperada" ou improvável de significados de um termo a outro. Didaticamente, pode-se considerá-la como uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada.

MITO


 É uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. O mito só fala daquilo que realmente aconteceu do que se manifestou, sendo as suas personagens principais seres sobrenaturais, conhecidos devido aquilo que fizeram no tempo dos primordios. Os mitos revelam a sua atividade criadora e mostram a “sobrenaturalidade” ou a sacralidade das suas obras. Em suma os mitos revelam e descrevem as diversas e frequentemente dramáticas eclosões do sagrado ou sobrenatural no mundo.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Incentivo à leitura

A MENINA QUE ODIAVA LIVROS

Paradidáticos de 2011 - IASPinho

Paradidáticos do 1º ano:
Livro: Rápido como o Gafanhoto
Autoras: Ieda Martins de Oliveira, Sueli Ferreira de Oliveira

Editora: CPB

Resumo:
Rápido como um gafanhoto, lento como um caracol...
Abrindo este livro a criança com certeza vai se reconhecer em uma, duas ou até mesmo em todas as páginas.

 Paradidáticos do 2º ano:

Livro: Coisas que machucam por dentro... e por fora
Ieda Martins de Oliveira, Sueli Ferreira de Oliveira
Editora: CPB


Resumo:
Comparações entre dor física e emocional.

Paradidáticos do 3º ano:

Livro: Onde estão as multiplicações
Autores: Faifi, Luzia Faraco Ramos
Editora: Ática


Resumo:
Multiplicação não é coisa só de escola. Carrinhos, chaves, flores, aranhas, baratas e muito mais são usados pela Turma da Matemática para encontrar quantidades que se repetem várias vezes. Vamos aprender junto com as crianças?

Conteúdo matemático: construção do conceito de centena.
Turma da Matemática: histórias em quadrinhos e jogos para desenvolver conceitos matemáticos.


Livro: o ratinho e as cores

Autor(es): Monique Felix
Editora: Melhoramentos

Resumo:O Ratinho e as cores apresenta uma sequência de ilustrações que visa a desenvolver na criança de qualquer idade a observação e a capacidade de apreender o sentido da imagem.

 

Livro: E a água Carolzinha?
Autora: Gisélia Fonseca
Editora: CPB


Resumo:
Carolzinha não entende por que a gente precisa tomar um líquido que não tem gosto, cor nem sabor. Segundo ela, é algo inútil. Água é mesmo uma água, somente água. Você concorda com ela? Mas... será mesmo que Carolzinha ainda pensa assim? Leia e confirme.

Livros: Era uma vez um sonho
Autor: Ronnie Roberto Campos
Editora: CPB

Resumo:
Como é bom sonhar! Sonhar com pessoas, bichos de estimação, lugares bonitos e um montão de outras coisas. Mas, você já teve um sonho dentro de outro sonho? Pois é, dentro dos nossos sonhos cabem outros sonhos. Isso é possível sim. Ainda bem que o sonho do sonho era apenas um sonho.
Ih! deu pra entender? Leia o livro e tudo se esclarecerá.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pesquisa Escolar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

5 Etapas para realizar uma boa pesquisa escolar:
Por:  Anderson Moço e Camila Monroe

Confira o passo a passo do trabalho necessário para que seus alunos aprendam a investigar temas em todas as disciplinas, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

• 1. Formular uma boa pergunta

• 2. Indicar fontes seguras aos alunos

• 3. Ensinar a interpretar os dados coletados

• 4. Orientar a produção escrita das descobertas

• 5. Socializar os resultados das investigações

Formular uma boa pergunta


O primeiro passo para organizar uma situação de investigação que funcione como ferramenta didática é definir o tema de estudo e, em seguida, criar uma pergunta ou situação-problema que desperte na turma a vontade de saber mais (leia o exemplo de uma pesquisa em Ciências no quadro abaixo). Fechada a questão norteadora, antecipe dúvidas ou questões secundárias, que surgirão durante os debates e as descobertas realizadas. Uma boa estratégia é você realizar previamente a pesquisa, levando em conta o nível de conhecimento dos estudantes, as necessidades de aprendizagem e os obstáculos que deverão enfrentar. Essa simulação vai possibilitar ajustes na situação-problema (é possível perceber se o resultado não será o esperado e é preciso reformular a questão, por exemplo) e no planejamento das intervenções.



O tema da pesquisa deve ser atraente e estimulante. "É preciso certo grau de conhecimento sobre o que será investigado para ter a curiosidade despertada e querer se aprofundar no tema", explica Pedro Demo. Não adianta definir como foco a bolsa de valores, por exemplo, se os alunos nunca ouviram falar nesse assunto nem possuem um repertório básico para iniciar a procura. Por isso, antes de propor o trabalho, é importante falar sobre o assunto e exibir vídeos, fotos e outros materiais para aproximar a turma do assunto que será estudado.



O grande desafio é formular questões abrangentes e que permitam diferentes soluções e interpretações, sem ser genéricas ou apenas opinativas. Um exemplo, sobre a independência do Brasil: "Qual foi a importância, para a nossa independência, da reunião de deputados nas cortes portuguesas em 1822?" Para respondê-la, os alunos têm de ler diversos textos, que certamente apresentam diferentes pontos de vista sobre o período e fatores que explicam o fato em questão. É necessário pensar sobre essas diferenças de visão e, em seguida, formular e defender uma ideia própria.



Já a questão "Por que o Brasil se tornou independente?", por outro lado, não tem um foco claro e permite a apresentação de inúmeros argumentos e pontos de vista. Os alunos têm dificuldade de selecionar e ordenar as informações para respondê-la. Além de genérica, ainda permite uma resposta opinativa simples como esta: "Porque não queria mais ser comandado por Portugal" (que não está, necessariamente, certa ou errada).



Da Educação Infantil ao 2º ano
Com alunos menos experientes, o ideal é pesquisar uma única questão coletivamente. É importante anotar num lugar visível, como um grande cartaz na parede, a questão principal e as demais dúvidas surgidas durante o trabalho para que todas sejam relembradas sempre que preciso. Isso permite avaliar os avanços ao longo do processo. As perguntas propostas são simples e muitas delas se referem à localização pontual de informações: "Onde vivem os leões e as girafas?", por exemplo. Como as criança não têm tanta prática nesse tipo de tarefa e ainda estão em fase de alfabetização, isso resolve uma necessidade de aprendizagem fundamental: buscar informações nos livros mesmo não sabendo ler convencionalmente.



Do 3º ao 5º ano
As questões secundárias, feitas durante a investigação, devem incluir problemas interpretativos e abrangentes - e não somente questões pontuais. A ideia, nessa fase da escolaridade, é levar os alunos a selecionar nos textos lidos informações que ajudem a justificar seu ponto de vista, além de desenvolver a habilidade de fazer uma primeira leitura com base em índice, título, subtítulo e legendas.



Do 6º ao 9º ano
A questão principal deve ser suficientemente abrangente para que os jovens, já mais experientes nesse tipo de atividade, ampliem as relações entre diferentes textos e pontos de vista apresentados pelos autores. Com a tarefa, eles devem se tornar capazes de relacionar dados obtidos em diversas partes do texto (epígrafes, gráficos, índice, ilustrações etc.) e de identificar o que é opinião e o que é fato.

Insetos, pequenos e intrigantes
Professora Valdiane Maria de Lima
Colégio Nacional, Uberlândia, MG
Disciplina: Ciências
1º ano


- Pergunta "Por que há tantas formigas no quintal da escola?" Durante o estudo sobre as formas de vida no ambiente escolar, as crianças encontraram uma grande quantidade de insetos espalhados pela área externa. Isso levou a professora a formular a questão inicial. Dúvidas sobre a estrutura do formigueiro e as necessidades das formigas para sobreviver também surgiram e se transformam em objeto de pesquisa.


- Busca As crianças pesquisaram em livros, assistiram a desenhos animados, entrevistaram biólogos e fizeram observações de campo.


- Interpretação Os textos tratavam das necessidades biológicas dos insetos, e a observação do local fez a garotada identificar ali as condições necessárias para a sobrevivência deles.


- Escrita A turma preparou uma entrevista com biólogos e anotou as respostas. Durante as observações, cada um fez seus registros.


- Socialização Com base nas informações coletadas, os estudantes ajudaram a construir um formigário e uma grande formiga, que ficaram expostos para toda a escola.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml

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